domingo, 27 de janeiro de 2013

Portas de discoteca incendiada no Brasil estavam trancadas – Comandante dos Bombeiros




FYB (CFF) SMA – Lusa, foto Deivid Dutra/EFE

Algumas portas da discoteca Kiss estavam trancadas no momento em que ocorreu o incêndio que causou pelo menos 245 mortos e 96 feridos, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros da cidade de Santa Maria, no sul do país.

Em entrevista à TV Globo, o coronel Guido afirmou que viu as pessoas acumuladas em frente às portas que estavam trancadas. Bombeiros e voluntários quebraram as paredes do local para tentar retirar as vítimas.

Segundo o comandante, a principal causa da morte das vítimas foi a inalação de fumo tóxico. O fogo começou por volta das 2:00 horas da madrugada de hoje (4:00 horas em Lisboa), quando uma banda fez uma apresentação pirotécnica que atingiu o isolamento antirruído do local.

A festa que ocorria no local, chamada de "Agromerados", era destinada a estudantes universitários da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de agronomia, técnica de alimentos, veterinária, agronegócio, pedagogia e zootecnia, segundo o cartaz do evento. A entrada era limitada a maiores de 18 anos, e havia venda de bebidas alcoólicas no local.

A prefeitura de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, decretou luto oficial de 30 dias por causa da tragédia. Os corpos das vítimas foram levados para o Centro Desportivo Municipal, onde serão reconhecidos e onde deve realizar-se o velório coletivo, segundo o governo municipal.

A capacidade da discoteca é de 2 mil pessoas, mas não há informações sobre quantas estavam no local no momento do incêndio. O alvará do local estava caducado desde agosto, segundo as autoridades.

Devido à tragédia, a presidente brasileira Dilma Rousseff deixou a cidade de Santiago do Chile, onde participava de cimeira da Comunidade dos Países Latino-Americanos e do Caribe e da União Europeia, para dirigir-se à cidade de Santa Maria.

Além de Rousseff, divulgaram mensagens de pesar sobre a tragédia o presidente da Câmara dos Deputados do país, Marco Maia, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

*Também sobre Brasil-Timor Leste ler em Timor Lorosae Nação: TIMOR-LESTE RECEBERÁ DEFENSORA PÚBLICA FEDERAL DO BRASIL

Sem comentários:

Mais lidas da semana