sábado, 26 de janeiro de 2013

PR de Cabo Verde apela à comunidade internacional para mobilizar meios...




… para a estabilidade da África Ocidental

JSD – SO - Lusa

Cidade da Praia, 26 jan (Lusa) - O presidente cabo-verdiano manifestou preocupação face à situação na África Ocidental e apelou à mobilização dos esforços e meios por parte da comunidade internacional para a estabilidade e integridade territorial.

Citado hoje pela imprensa cabo-verdiana, Jorge Carlos Fonseca, que falava na cerimónia de cumprimentos de Ano Novo dos embaixadores residentes no país, aludia à crise político-militar na Guiné-Bissau e ao conflito no Mali, frisando que Cabo Verde pretende, em 2013, dar maior visibilidade e dinamismo ao relacionamento externo.

"Temos de mobilizar mais vontades, imaginação e recursos para fazer face às eventuais dificuldades. Contamos com a tradicional e decisiva contribuição dos países e organizações que representam nesta saga de contribuir para um mundo de paz, e para um Cabo Verde cada vez mais desenvolvido, solidário e inclusivo", disse.

Jorge Carlos Fonseca reconheceu que a contribuição de cidadãos dos países representados na capital cabo-verdiana tem sido de "extraordinária riqueza para o desenvolvimento" de Cabo Verde nas esferas económica, social e cultural, adiantando que tem estado atendo às perspetivas de integração dos estrangeiros no arquipélago.

O chefe de Estado de Cabo Verde destacou os desafios existentes em 2013, sobretudo no domínio económico, tendo apelado para que se deem provas de coragem para os enfrentar, "sejam quais forem as previsões".

Para o decano do corpo diplomático acreditado na Cidade da Praia, o embaixador cubano Narciso Amador Socorro, Cabo Verde "goza de grande prestígio e reconhecimento internacional", graças às conquistas em várias áreas e que têm que ver com a boa governação, infraestruturação e melhoria de qualidade de vida da população.

"O povo cabo-verdiano tem demonstrado qualidades ao longo de sua história, capacidade de resistência, inteligência e vocação para paz, bem como a capacidade dos seus dirigentes para contornar e superar os obstáculos e avançar na paz", disse.

Segundo Narciso Socorro, a "proeza" de Cabo Verde tem permitido ao país continuar a "granjear o respeito e a admiração do mundo", constituindo uma referência para outras nações.

Sem comentários:

Mais lidas da semana