sábado, 23 de fevereiro de 2013

“A EUROPA QUER VER-SE LIVRE DOS SENHORES DA AUSTERIDADE”, diz Berlusconi




Expresso - Lusa

O antigo primeiro-ministro italiano criticou hoje os "senhores da austeridade" na Europa na véspera das eleições legislativas no país.

O antigo primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, líder do partido Povo da Liberdade (PDL), afirmou hoje que "os senhores da austeridade" da Europa querem "ver-se livres" dele.

Falando em dia de reflexão, na véspera das eleições legislativas, em Itália, o candidato do PDL, partido conservador, criticou os políticos europeus que prosseguem as medidas de austeridade: "Eu opus-me aos senhores da austeridade que estão a tentar agora ver-se livres de mim".

De acordo com a agência noticiosa Ansa, Berlusconi terá falado em Milão para uma televisão grega, numa entrevista em que acusa o primeiro-ministro Mario Monti de ser "subserviente e estar sempre de joelhos perante a senhora Merkel [a chanceler alemã Angela Merkel], que agora não o quer perder".

Austeridade conduz a uma espiral recessiva

Silvio Berlusconi disse que a "austeridade aumenta a dívida pública e conduz a uma espiral recessiva que aumentará o desemprego e poderá causar o fim da paz social".

As eleições legislativas em Itália realizam-se no domingo e na segunda-feira, com 30% dos eleitores a manifestarem-se indecisos, de acordo com as sondagens.

O líder do Partido Democrata (PD, centro-esquerda), Pier Luigi Bersani, é considerado o favorito à vitória, com 34 a 38% dos votos, enquanto Berlusconi se ficava entre 28 e 30%.

Mario Monti concorre com a lista Eleição Cívica, que coligada com a União dos Democratas Cristãos (UDC) de Pierferdinando Cassini e Futuro e Liberdade (FLI) de Gianfranco Fini, reúne 16% das intenções de voto.

Sem comentários:

Mais lidas da semana