terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

TECNO-BUROCRATAS DA DIREITA CONDUZEM A UE PELO CAMINHO DO TERCEIRO MUNDO




ESPANHA: “Tensão máxima no primeiro dia de greve da Iberia

Cinco Días - Presseurop

Os trabalhadores da companhia aérea espanhola iniciaram ontem a primeira de três séries de greves de cinco dias, para protestar contra o plano de restruturação da empresa.

Este prevê uma redução dos destinos e dos salários bem como o despedimento de 3800 trabalhadores da empresa (ou seja 19% do total dos efetivos), que faz parte da holding IAG desde a sua fusão com a companhia aérea britânica British Airways em 2011.

Os protestos já deram origem a confrontos com as forças de segurança no aeroporto de Barajas, em Madrid.

PORTUGAL:“Banco Central Europeu recusa flexibilização do programa português”

Público - Presseurop

Ontem, durante um debate no Parlamento Europeu, o presidente do BCE Mario Draghi disse que os países podem "redesenhar" o programa de ajustamento, mas apenas dentro dos limites financeiros acordados, descartando qualquer possibilidade de conceder fundos adicionais a Portugal.

A poucos dias do início da sétima avaliação da troika a Portugal, António José Seguro, líder do principal partido da oposição (PS, socialistas) enviou uma carta às três instituições – BCE, Comissão Europeia e FMI.

Pediu-lhes que avaliem o verdadeiro estado do país e que não se fiquem apenas pelos termos do memorando.

REINO UNIDO:“Falhas do SNS causam a morte a 1600 crianças por ano”

The Times - Presseurop

Mais do que uma em cada quatro mortes de crianças é resultado de “falhas identificáveis” de cuidados e 43 % envolvem “fatores potencialmente evitáveis”, como o Governo dirá hoje no parlamento quando apresentar uma proposta para diminuir a mortalidade infantil.

A proposta prevê a revisão dos cuidados de saúde prestados às crianças, a criação de um novo grupo de trabalho para supervisionar a saúde infantil e a melhoria da partilha de dados entre o pessoal médico.

A proposta chega uma semana depois do relatório negro sobre o tratamento dos doentes no hospital de Stafford, onde 1200 pessoas morreram por negligência.

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana