domingo, 31 de março de 2013

Aventura: DE PORTUGAL AO BRASIL, SOZINHO NUM BARCO A REMOS





José Tavares não treinou o sufi­ciente.  Não é pos­sível praticar o sufi­ciente para a prova que vai ini­ciar. É ver­dade que já via­jou de caiaque, soz­inho, de Lis­boa ao Algarve, em sete dias. Foi um bom treino, mas sem qual­quer semel­hança com o que o espera agora. Deu a volta à ilha da Madeira em caiaque, remou 114 quilómet­ros no Tejo, mas não é a mesma coisa. Atrav­es­sou os Andes a pé, de caiaque e de bici­cleta. Cru­zou a Flo­resta Negra e o Alto Atlas, escalou o Kil­i­man­jaro e os picos mais altos dos Pir­inéus, Andes, Cáu­caso e Alaska. Subiu a vul­cões, deu a volta ao mundo num navio. Nos Himala­ias, chegou a estar fechado numa tenda, soz­inho, durante vários dias, par­al­isado pelo frio. Tam­bém isso foi um treino útil. “Há cer­tas semel­hanças entre a mon­tanha e o que vou fazer agora”, explica ele. “A comida é a mesma”.

E tam­bém lá, nas alti­tudes geladas, não é pos­sível pre­ver as situ­ações de emergên­cia, nem treinar para elas. “Ninguém treina a queda de uma mon­tanha”. No mar, ninguém treina a exper­iên­cia de uma tem­pes­tade. “Só se me metesse numa máquina de lavar roupa”.

José Tavares tem prat­i­cado reg­u­lar­mente o remo, no Clube Naval de Lis­boa, que apoia o seu pro­jecto. Mas o treino mais impor­tante é men­tal. “Imagino-me durante a viagem. Tento viver as situ­ações men­tal­mente. Até em sonhos”.

É por esse método que José Tavares tem ante­ci­pado alguns dos prob­le­mas, e as for­mas de os resolver, ou supor­tar. Condicionou-se ao ponto de son­har com a viagem, para lhe poder sen­tir o pulso, pre­ver os con­tratem­pos inte­ri­ores, que são os mais perigosos. Os efeitos da solidão: a depressão ou a eufo­ria, perder forças e a von­tade de con­tin­uar, ou come­ter lou­curas, provo­cadas pelo deslum­bra­mento ou excesso de confiança.

Na preparação da viagem, José Tavares reuniu uma equipa de apoio que inclui téc­ni­cos de remo, um nutri­cionista, etc. Ten­tou incluir tam­bém um psicól­ogo ou um psiquia­tra. Mas não con­seguiu nen­hum. Os espe­cial­is­tas da mente confessaram-se imprepara­dos para a situ­ação. Não há ciên­cia sufi­ciente para isto, explicaram alguns. Out­ros sim­ples­mente não respon­deram aos emails nem aten­deram o telefone.

Para dar espaço e tempo ao impon­derável, tudo o que pode ser preparado foi-o ao por­menor. O barco de remo oceânico, azul e branco, arredondado, tubu­lar e extrav­a­gante como uma nave de Julio Verne, pesa cerca de 500 quilo­gra­mas. José comprou-o por 23 mil euros a um amer­i­cano que fez com ele a trav­es­sia das Caraíbas. Foi con­struído em 2009, chama-se Paraguaçu e tem duas cab­ines, cober­tas, uma, à proa, para dormir e des­cansar, e outra para guardar os man­ti­men­tos e a água. Um dos com­par­ti­men­tos é estanque, per­mitindo o refú­gio de trip­u­lante, man­ti­men­tos e equipa­mento no caso de o mar invadir toda a embar­cação. Até mesmo se ela virar.

A viagem, que terá cerca de 5 mil quilómet­ros, dev­erá durar 112 dias. Incluirá uma par­agem em Cabo Verde e talvez outra no arquipélago de Fer­nando Noronha. Uma primeira escala ocor­rerá em Mar­ro­cos, de onde se fará a ver­dadeira par­tida, junto ao Cabo Bojador, como Gil Eanes. A rota foi traçada, e alter­ada várias vezes, por ami­gos matemáti­cos, com base na exper­iên­cia de anti­gos nave­g­adores. Prin­ci­pal­mente o outro aven­tureiro que fez um per­curso idên­tico, Alex Bellini. Em 2005, o ital­iano via­jou de Génova a For­t­aleza em 226 dias, num barco a remos. Cru­zou o Mediter­râ­neo e depois o Atlân­tico, numa viagem de 10 mil quilómet­ros que fez dele uma estrela no mundo dos aventureiros.

José foi falar com ele. Dis­cu­ti­ram cor­rentes e ven­tos, obstácu­los e tem­pes­tades. A ideia ini­cial era copiar o mais pos­sível a tra­jec­tória de gago Coutinho e Sacadura Cabral, que há 90 anos atrav­es­saram o Atlân­tico de avião. Mas Bellini sug­eriu algu­mas alter­ações. As cor­rentes puxam da linha do Equador para Norte, na direcção do Golfo do Méx­ico, disse ele. Será mel­hor, por­tanto, seguir mais junto ao Equador.

O estudo das cor­rentes é fun­da­men­tal, porque serão elas, em grande medida, que levarão o barco pela rota dese­jada. Mas tam­bém o podem desviar, ou trazer para trás. Por vezes será pre­ciso recuar, para retomar o rumo aprovei­tando outra cor­rente, mais favorável. Os ven­tos tam­bém podem arras­tar a embar­cação no sen­tido errado. Nesse caso, José usará a “âncora” para ficar imóvel, até que a bor­rasca acalme. Não uma âncora con­ven­cional, porque o mar é, naque­las zonas, demasi­ado pro­fundo, mas um sis­tema baseado numa espé­cie de pára-quedas. Prin­ci­pal­mente na zona do Equador, há ven­tos e cor­rentes de sen­tido con­trário, que obri­garão o Paraguaçu a nave­gar para trás.

Está pre­visto que as cor­rentes e os ven­tos con­tribuam com um terço da força motriz necessária. O resto terá de fazer-se com os remos. José ten­ciona remar dez horas por dia, em média, o que rep­re­sen­tará um esforço supe­rior ao que alguma vez terá feito na vida. Em ter­mos mera­mente físi­cos, tudo isso está cal­cu­lado: impli­cará o con­sumo de mais calo­rias do que as 4 mil que con­seguirá ingerir por dia. Por isso está pre­visto um ema­grec­i­mento de 10 a 15 qui­los, ape­sar da enorme quan­ti­dade de comida liofil­isada que via­jará no Paraguaçu, jun­ta­mente com bar­ras energéti­cas, fru­tos secos, choco­lates, leite con­den­sado, tostas, coca-cola. Ao todo, mais de 200 qui­los de man­ti­men­tos. E 150 litros de água potável, como recurso de emergên­cia, para o caso de avaria do dessalin­izador de água do mar por osmose.

O Paraguaçu tem dois pares de remos e está equipado com dois painéis solares e duas bate­rias, que fornecerão ener­gia eléc­trica para o GPS, instru­men­tos de nave­g­ação e de comu­ni­cações, incluindo o com­puta­dor e tele­fone de satélite com que José enviará as suas cróni­cas para o Público.

Há tam­bém um leitor de MP3, um fogão eléc­trico e uma chapa para grel­har, caso o via­jante tenha tempo e sorte para pescar à linha algum peixe no alto mar. Não está a con­tar com isso. Se suceder, será um momento de festa. Tal como quando avis­tar golfin­hos, se cruzar com algum veleiro de aven­tureiros, ou quando atrav­es­sar a linha do Equador. Aí, José vai abrir uma cerveja para comem­o­rar. Leva algu­mas, para essas ocasiões espe­ci­ais, em que fará uma festa no barco.

Os man­ti­men­tos estão cal­cu­la­dos para garan­ti­rem a sobre­vivên­cia durante 140 dias, sen­sivel­mente mais um mês do que o tempo pre­visto para a viagem. Uma margem de segu­rança demasi­ado pequena para abar­car todo o tipo de emergên­cias que podem ocorrer.

Antes de mais, as tem­pes­tades. A época não dev­erá ser propí­cia às grandes tem­pes­tades trop­i­cais, mas há out­ras, de tipo difer­ente, que podem revelar-se igual­mente perigosas — cur­tas intem­péries de meia hora, que não atingem terra e não chegam a ser noti­ci­adas nas tele­visões, mas são mais do que sufi­cientes para engolirem um barco a remos. As ondas podem fazer virar o barco,  afundá-lo, ou sim­ples­mente enche-lo de água.

Além disso, há o perigo de choque com um navio de grande porte. Ape­sar dos sis­temas elec­tróni­cos de nave­g­ação, a dimen­são reduzida do Paraguaçu pode torná-lo invisível aos radares.

As baleias tam­bém não cos­tu­mam dar boa sorte. Não que sejam agres­si­vas, mas porque podem afun­dar o barco com um golpe de bar­batana, ou ao emer­girem. “Não con­vém pas­sar por cima delas”, explica José.

Os tubarões, prin­ci­pal­mente o tubarão-tigre, podem causar danos no barco, ao roçarem o leme, o patil­hão ou o casco. Na sua prox­im­i­dade, é tam­bém acon­sel­hável não tomar ban­hos de mar, emb­ora isso não pre­ocupe José: “Se hou­ver peixes em redor do barco, sig­nifica que não há tubarões”.

Um perigo muito maior são os con­tentores à deriva. Os navios de carga per­dem muitos con­tentores nas suas via­gens. Os enormes caixotes de aço ficam espal­ha­dos pelo oceano, flu­tuando, com a maior parte da super­fí­cie sub­m­ersa, como ice­bergs. É muito difí­cil distingui-los, prin­ci­pal­mente à noite, e o choque com um destes mon­stros pode sig­nificar a destru­ição do barco, ou um rombo no casco que o faria afundar.

Há no Paraguaçu uma boa caixa de fer­ra­men­tas, para efec­tuar qual­quer tipo de reparações, e José instalou dois cin­tos de segu­rança, para não ser cus­pido com a vio­lên­cia das ondas.

Leva a bordo equipa­mento de rádio que lhe per­mi­tirá pedir ajuda em caso de emergên­cia. O sis­tema EPIRB (Emer­gency Position-indicating Radio Bea­cons) fun­ciona com satélites e activa oper­ações de sal­va­mento e res­gate, que podem no entanto demorar horas ou dias a chegar, e ser demasi­ado tarde. O mel­hor por­tanto é não con­tar com isso, e estar alerta. Sem­pre alerta. Dormir é um risco. José Espera con­seguir fazê-lo umas 5 ou 6 horas por dia, não seguidas. Algu­mas durante a noite e out­ras à tarde, em forma de sesta. Mas será sem­pre um sono leve, não vá ser inter­rompido por algum contentor-iceberg, uma baleia ou uma tempestade.

Ao fim de alguns meses, esta rotina poderá gerar um imenso cansaço, físico e psi­cológico. Poderá perder-se a capaci­dade de remar, ou pior, a von­tade de o fazer. O esgo­ta­mento pode levar a uma letar­gia, um estado em que se perde a moti­vação para fazer tudo. Haverá então de pôr em prática cer­tas téc­ni­cas moti­va­cionais. Será pre­ciso reca­pit­u­lar as razões que o levaram a par­tir. Na cab­ine de des­canso estão escritas algu­mas frases que se espera sur­tam o dev­ido efeito, no momento certo. “A dor é tem­porária, desi­s­tir dura para sem­pre” é uma dessas frases.

José sabe que a desistên­cia seria um trauma para toda a vida, e não ten­ciona esquecer-se disso. Porque num empreendi­mento destes não há segun­das ten­ta­ti­vas. “Se fal­har, nunca mais volto a ten­tar fazer isto. Ou se con­segue ou não. Não haverá mais opor­tu­nidades. Com out­ras aven­turas foi difer­ente. O Monte Branco, por exem­plo, fiz três vezes. Mas isto não. É agora ou nunca. Por isso desi­s­tir seria uma der­rota, para mim próprio. Uma der­rota com que teria de viver a vida toda”.

Além de remar, de dormir e de comer (muitas vezes ao dia), José tem uma lista de tare­fas para cumprir em cada dia: ver­i­ficar os instru­men­tos, gravar notas para as cróni­cas e para o livro que está a escr­ever, e que será um ensaio sobre a solidão. Além disso, leva música para ouvir — rock dos anos 80, clás­sica e fado. E livros -  um vol­ume sobre os vul­cões da Europa e um exem­plar da Ilíada, de Homero.

José Giraldes Tavares, de 45 anos, licenciou-se em Orga­ni­za­ção e Gestão de Empre­sas, noISCTE, em 1992. Nessa altura, gostava de inve­stir na bolsa, e pen­sava que pode­ria fazer disso um modo de vida. Con­cluiu depois uma pós-graduação em Mar­ket­ing Inter­na­cional em Pforzheim, na Ale­manha, e tra­bal­hou como gestor de pro­duto e con­sul­tor de desen­volvi­mento orga­ni­za­cional em empre­sas multi­na­cionais. Fartou-se. Desilu­dido com a com­petição profis­sional, entre empre­sas e cole­gas de tra­balho, a falta de escrúpu­los e val­ores humanos, as teo­rias do lib­er­al­ismo económico, começou a fazer via­gens pelas mon­tan­has. Primeiro as por­tugue­sas, de carro, depois noutros países e con­ti­nentes. Sem­pre teve von­tade de via­jar. De colec­cionar via­gens e lugares. Gan­hou o hábito de, no final de cada ano, fazer uma lista dos países e locais vis­i­ta­dos. E desen­har os per­cur­sos nos mapas que usava. Sem­pre gos­tou de mapas, mesmo antes de saber exac­ta­mente porquê.

Aos poucos, foi-se embren­hando na aven­tura. Foi deixando o tra­balho de econ­o­mista e gestor, para se dedicar cada vez mais à orga­ni­za­ção de even­tos desportivos, de pas­seios e expe­dições. Fun­dou o Clube Expe­dição, dirigiu a empresa Active Out­doors. Foi mon­i­tor de canoagem e guia de mon­tanha. Tornou-se pro­fes­sor de esqui, activi­dade que man­tém, em Espanha, durante todo o Inverno. Acabou por aban­donar o último emprego com econ­o­mista, na Bosh. “Faltava-me a ener­gia para con­tin­uar”, diz ele. E foi escalar montanhas.

Cada vez mais altas, cada vez mais difí­ceis. “Os ricos querem sem­pre gan­har cada vez mais din­heiro. Com as mon­tan­has é a mesma coisa. Quer­e­mos sem­pre mais”. E depois as próprias mon­tan­has já não eram sufi­cientes. Não as escalou todas. É certo que falta o Ever­est, mas não ten­tou, nem planeia fazê-lo, sim­ples­mente “porque é muito caro”.

Imag­i­nou então out­ras façan­has. “A neces­si­dade de aven­tura está den­tro de nós. E pode sur­gir à super­fí­cie em qual­quer altura, em qual­quer idade, em qual­quer fase da vida”. José deixou de encarar as aven­turas como coisas estra­nhas. Pas­sou a ser a sua forma nat­ural de viver. “O con­trário, não viver em aven­tura, é que é estranho”.

Deixou de con­seguir conter-se. Quando imag­i­nava uma viagem, uma expe­dição, sabia que teria de tentá-la, mais tarde ou mais cedo. “A mel­hor maneira de tirar uma coisa da cabeça é fazê-la”.

E foi assim que decidiu atrav­es­sar o Atlân­tico a remos. “Se não fizesse isto ficaria irre­qui­eto o resto da vida”, explica ele. “Faço isto para me acal­mar — o que duvido que aconteça”.

Nos últi­mos anos, José tornou-se um estu­dioso das grandes aven­turas e aven­tureiros. Escreveu vários livros, sobre expe­dições, como o Aven­tura ao Máx­imo (Europa-América, 2008) sobre os grandes explo­radores por­tugue­ses, e Os Novos Explo­radores e a Aven­tura dos Sen­ti­dos. Começou depois a redi­gir um grande ensaio sobre a solidão, que ten­ciona con­cluir após a sua viagem transatlântica.

A trav­es­sia Portugal-Brasil a remos tem para ele, além da sig­nifi­cação pes­soal, um sen­tido político. Quer trans­mi­tir uma men­sagem ecológ­ica, através do seu próprio exem­plo. Fazer a apolo­gia da ener­gia solar e dos remos, a eco-eficiência. Quer aler­tar para os peri­gos das alter­ações climáti­cas, a destru­ição dos glacia­res e das flo­restas, apelar para a racional­iza­ção dos recur­sos energéti­cos, sem recurso a fontes de ener­gia fósseis.

Nos últi­mos anos, José Tavares tem desen­volvido uma con­cepção própria das via­gens de aven­tura e suas funções: podem ser vis­tas como “desporto de inter­venção”, servindo para lutar por diver­sas causas, onde as for­mas con­ven­cionais de acção se têm rev­e­lado inefi­cazes. É uma nova per­spec­tiva, que pode voltar a dar sen­tido às grandes via­gens. E tam­bém aju­dar a financiá-las, tornando-as possíveis.

Até mea­dos do século XX, as grandes expe­dições e via­gens destinavam-se acima de tudo a desco­brir e dar a con­hecer lugares até então descon­heci­dos, ou a onde nunca ninguém tinha ido. Muitas das via­gens tin­ham mesmo como objec­tivo aju­dar a desen­har os mapas, onde vas­tas áreas do plan­eta per­mane­ciam em branco.

Mas a meio do século XX já não havia zonas por explo­rar, e as aven­turas mudaram o seu propósito: eram agora explo­rações, sim, mas no inte­rior dos indi­ví­duos. Pas­saram a ser testes de resistên­cia indi­vid­ual, ou opor­tu­nidades para a reflexão e a exibição de qual­i­dades pes­soais, de heroísmo, capaci­dade para enfrentar e com­preen­der o descon­hecido, etc.

As via­gens solitárias começam nessa altura. Per­dem o carác­ter pio­neiro, tornam-se “aven­turas” no sen­tido sub­jec­tivo do termo. Para as realizar, era geral­mente necessário ter for­tuna pes­soal, ou uma filosofia de vida eremítica.

Recen­te­mente, surgiu um novo tipo de viagem, asso­ci­ada a causas para as quais se pre­tende chamar a atenção. A aven­tura em si serve como pre­texto para que os media abor­dem as questões de ordem política ou social que o aven­tureiro decidiu colo­car sob os holo­fotes. O objec­tivo é aler­tar a con­sciên­cia colec­tiva, através do esforço e abne­gação de um indi­ví­duo, que servirá de porta-voz per­ante os jornalistas.

Um exem­plo deste tipo de acções é o pro­tag­on­i­zado pelo sul-africano Mike Horn, que tenta levar às novas ger­ações a men­sagem de “sal­var o plan­eta”. Em 2000, fez uma viagem à volta do Equador sem usar qual­quer meio de trans­porte motor­izado, e depois criou o pro­jecto Pan­gaea, em que leva, num veleiro, jovens de todos os con­ti­nentes numa volta ao mundo. Depois de obser­varem a beleza do plan­eta, os jovens regres­sarão aos seus países como embaix­adores de uma filosofia ambi­en­tal­ista, de preser­vação da Natureza.

A viagem de José Tavares insere-se neste novo movi­mento. Sim­boli­ca­mente, no final, em Junho, José vis­i­tará a por­tuguesa Mar­garida Botelho, que está no Brasil a desen­volver um pro­jecto com tri­bos da Amazó­nia. Esse encon­tro rep­re­sen­tará o ter­mi­nus da viagem e o seu êxito, com a veic­u­lação da men­sagem que lhe está associada.

Tudo isto José ten­tou explicar a várias enti­dades e empre­sas, a quem pediu apoios e patrocínios. Ninguém se sen­si­bi­li­zou. Responderam-lhe que, com a crise, já ninguém está muito pre­ocu­pado com essas causas.

José recon­hece que isso é ver­dade, o que lhe dá mais um motivo para não desi­s­tir. “Os por­tugue­ses eram pobres. Depois pas­saram a comodis­tas”. A sua cruzada é tam­bém con­tra isso. “A viagem, a aven­tura, é uma metá­fora da vida. Vamos ter muita dor, muito sac­ri­fí­cio, muito descon­forto, para depois saborear dois ou três dias de feli­ci­dade. A vida tam­bém é assim”.

Para José Tavares, a viagem que ini­cia hoje é a “aven­tura da sua vida”. Vai usar a solidão para reflec­tir, para se por à prova, para provar a si próprio e a todos que não desiste. E para escr­ever sobre isso, con­tando que a sua exper­iên­cia e exem­plo ven­ham a ser úteis para os out­ros. Após a viagem, ten­ciona pub­licar o livro, dar con­fer­ên­cias, fazer comu­ni­cações em esco­las e min­is­trar cur­sos de moti­vação, em empresas.

A autori­dade para tudo isto vir-lhe-á do êxito da própria viagem, se ele se ver­i­ficar. Terá então provado que os seus val­ores eram cor­rec­tos e autên­ti­cos. “Para con­seguir levar até ao fim uma aven­tura destas é necessário uma grande maturi­dade e um grande con­hec­i­mento de nós próprios”. Não é um empreendi­mento para novatos. Os aven­tureiros que se lançaram em jor­nadas semel­hantes são todos homens maduros, acima dos 40 anos, e geral­mente com uma vida social e famil­iar estável, conta José. Ele próprio é hoje divor­ci­ado, mas diz que, na sua maio­ria, os seus “cole­gas” têm mul­her e fil­hos, que lhes dão todo o apoio. “Isto são coisas para gente madura. É certo que, com a idade, a força e resistên­cia físi­cas dimin­uem, mas ganha-se outro tipo de capacidades”.

É necessário tem­per­ança, humil­dade, medo, con­tenção e algum cep­ti­cismo. Não deixar que o deses­pero nos vença, mas tam­bém não nos deixar­mos dom­i­nar pela ale­gria. O excesso de con­fi­ança, ou até de feli­ci­dade, pode ser fatal.

Um dos maiores dese­jos de José é encon­trar golfin­hos. Já leu relatos de episó­dios incríveis. Golfin­hos que acom­pan­ham os bar­cos, saltam e brin­cam, como se com­preen­dessem os pen­sa­men­tos mais ínti­mos dos nave­g­adores solitários. José anseia tanto por um momento desses, son­hou tan­tas vezes com ele, que tem medo do que possa acon­te­cer. “Sei que não vou resi­s­tir a ir nadar com os golfin­hos, e posso esquecer-me do tempo e de tudo o resto, e perder-me do barco”.

É uma pre­ocu­pação real, tal como as tem­pes­tades ou os con­tentores flu­tu­antes. Os golfin­hos são tam­bém um perigo. Com seu poder de sedução, podem levar o nave­g­ador a perder-se no mar. Con­vém tam­bém estar atento a sereias e mostren­gos. Nada é impos­sível, em qua­tro meses de solidão abso­luta. José não o ignora. Tudo o que son­hou já é imenso. O que vai viver será ainda maior.

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