sexta-feira, 1 de março de 2013

Portugal: TROIKA FOGE DA “MANIF” PARA EVITAR CONFRONTOS




Sónia Graça - Sol

Protesto acaba junto ao Ministério das Finanças, onde a troika costuma trabalhar. Desta vez, não o fará. A Polícia está preparada para distúrbios.

Pela primeira vez, uma manifestação de larga escala acontece num momento em que a missão da troika está em Lisboa. Mas há mais uma coincidência: habitualmente, os técnicos ficam instalados no Hotel Ritz e trabalham no Ministério das Finanças, incluindo ao fim-de-semana. 

Como o percurso de um ponto para o outro da cidade é precisamente o da manifestação de amanhã (do Marquês de Pombal ao Terreiro do Paço), a comitiva da troika foi obrigada a mudar de planos e a agenda de reuniões será cumprida noutro local. Segundo o SOL apurou, a PSP está a planear medidas e itinerários alternativos para evitar que a missão da troika se cruze com os manifestantes. 

As forças de segurança esperam que amanhã ocorra «um misto» de 15 de Setembro e 14 de Novembro – ou seja, uma adesão em massa semelhante à que se verificou no protesto de 15 de Setembro de 2012, com o risco de os ânimos se exaltarem e haver distúrbios e confrontos com a Polícia, como aconteceu dois meses depois, na concentração em frente ao Parlamento, no dia da greve geral.

Sem comentários:

Mais lidas da semana