sexta-feira, 26 de abril de 2013

Americanos reiteram que Budo Na Tchuto foi detido em águas internacionais





O Departamento de Luta Anti-droga, DEA - Drug Enforcement Administration - reiterou que o antigo Chefe do Estado-Maior da Marinha da Guiné-Bissau, Budo Na Tchuto, foi detido em águas internacionais. Entretanto, o DEA não especificou se houve ou não apoio de Cabo Verde na operação.

Rusty Payne, porta-voz do DEA, referiu-se à Guiné-Bissau como sendo um Narco-Estado e sustentou que as acusações de prática de narcotráfico internacional que pesam sobre o antigo Almirante da Marinha Guineense justificam a atitude adoptada pelos Estados Unidos.
De referir que o Governo de transição da Gunié-Bissau acusou os americanos de terem organizado uma cilada para raptar António Indjai e Bubo Na Tchuto, que, segundo dizem, foi capturado em território Guineense com a colaboração da polícia de Cabo Verde e sem que os EUA tivessem estabelecido quaisquer contactos diplomáticos com os seus governantes.

Ao exigir explicações dos Estados Unidos, o executivo de transição também frisou que o julgamento de Bubo Na Tchuto na Guiné-Bissau ou de qualquer outro cidadão Guineense é "um direito constitucional".

Fonte: RFI

Sem comentários:

Mais lidas da semana