sábado, 13 de abril de 2013

Brasil: FORUM QUER SECRETARIA DOS EMIGRANTES




Direto da Redação - Estado do Emigrante

Berna (Suiça) - O I Forum Internacional dos Emigrantes terminou em Berna, na Suíça, definindo como seu objetivo imediato a institucionalização de uma Secretaria dos Emigrantes pelo governo federal, seguido da criação de vagas no Parlamento para emigrantes eleitos pelos emigrantes.

Para uma maior participação dos emigrantes nas eleições, foi proposto no Forum que lhes seja concedido o voto por correspondência, permitindo-se assim a participação dos emigrantes residentes longe de consulados. Muitos eleitores deixam de transferir seus títulos ou de votar para evitar despesas de transporte.

A fim de criar condições práticas para atingir esses objetivos, os emigrantes participantes do Forum decidiram criar uma entidade supranacional, destinada à realização de novos Forums e contatos para sensibilizar parlamentares, instituições e governos estaduais e federais em favor dessas reivindicações.

Por sua vez, o Forum criticou a atual política brasileira de emigração, por manter os emigrantes sob a tutela dos diplomatas do Itamaraty, impedindo-lhes a emancipação política e independência. Foram também criticados os atuais conselhos de cidadania, que, embora eleitos pelos emigrantes, são dirigidos pelos consulados locais.

Foi também informada, no Forum, a próxima intenção do Itamaraty de relançar o extinto Conselho de representantes, CRBE, com a eleição dos novos conselheiros por voto indireto, mantendo o órgão como simples órgão consultivo e de assessoria, uma espécie de apêndice inútil mas destinado a simular uma política de emigração, na verdade inexistente.

O Forum Internacional dos Emigrantes elegeu como seu dirigente o jornalista e líder emigrante Rui Martins, residente na Suíça, secundado pelo sociólogo emigrante Edmar da Rocha. Foi também eleita uma comissão de cinco membros formada por emigrantes da França, Estados Unidos, Áustria, Itália e Suíça.

Rui Martins

Sem comentários:

Mais lidas da semana