terça-feira, 23 de abril de 2013

"Não estamos a brincar aos governos", responde PM de Cabo Verde às acusações guineenses




JSD (FP) VM - Lusa

Cidade da Praia, 23 abr (Lusa) - O primeiro-ministro cabo-verdiano considerou hoje que as acusações de envolvimento de Cabo Verde na captura de Bubo Na Tchuto e de tráfico de armas para Casamansa (Senegal) feiras pelo Governo de transição guineense não são credíveis.

"Não estamos a brincar aos Governos e não comento declarações desta natureza. Não faço nenhum comentário a declarações desta envergadura e desvalorizo-as completamente. Não tem nenhum significado e nenhuma credibilidade para o Governo de Cabo Verde", disse José Maria Neves.

"Não comento as declarações de governantes da Guiné-Bissau em relação a essas matérias. Desvalorizo-as completamente", insistiu o chefe do executivo cabo-verdiano.

Na segunda-feira, o porta-voz do Governo de transição da Guiné-Bissau, Fernando Vaz, afirmou que "agentes cabo-verdianos" das forças de segurança participaram, a 04 deste mês, na operação secreta norte-americana que levou à detenção do ex-chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) guineense Bubo Na Tchuto.

Fernando Vaz acrescentou que as operações decorreram em águas territoriais guineenses e não em internacionais e exigiu um esclarecimento cabal sobre as circunstâncias da detenção de Bubo Na Tchuto.

O porta-voz do Governo de transição guineense sublinhou que Bissau não pretende caucionar "este ou qualquer outro caso de polícia", sublinhando ter ficado surpreendido com "mais este insólito e provocatório comportamento" do Governo cabo-verdiano, acusando-o de ter "dois pesos e duas medidas" no combate à criminalidade na sub-região.

A este propósito, Fernando Vaz acrescentou que Cabo Verde foi "cúmplice" na passagem por solo cabo-verdiano de armas e medicamentos destinados ao Movimento das Forças Democráticas de Casamansa (MFDC, que luta pela secessão da província do sul do Senegal e fronteira à Guiné-Bissau), e que o Governo de transição tem provas.

Sem comentários:

Mais lidas da semana