segunda-feira, 15 de abril de 2013

NICOLÁS MADURO ELEITO PRESIDENTE DA VENEZUELA




Susana Salvador – Diário de Notícias - Fotografia © REUTERS/Carlos Garcia Rawlins

Mais de cinco horas depois de os centros de votação terem começado a fechar, o anúncio oficial dava ao candidato chavista 50,66% dos votos e à oposição 49,07%. Henrique Capriles não reconhece o resultado até que sejam recontados todos os votos.

O anúncio oficial foi feito por Tibisay Lucena, presidente do Conselho Nacional Eleitoral, numa altura em que já estavam contados 99,12% dos votos. A taxa de participação era de 78,71%. A diferença de votos era inferior a 235 mil votos, com Nicolás Maduro a conseguir 7 505 338 e Capriles 7 270 403.

Imediatamente após o anúncio oficial, Nicolas Maduro falou à multidão diante do Palácio Presidencial. "Acreditaram que tinha chegado ao fim a história do socialismo do século XXI", afirmou. "Hoje podemos dizer que temos um triunfo eleitoral justo, legal, constitucional e popular", disse.

Quase uma hora depois, após o discurso de Maduro, Capriles respondia: "Eu não pactuo nem com a mentira nem com a corrupção. O meu pacto é com Deus e com os venezuelanos." A oposição denunciou vários casos de fraudes. "Estamos a falar de 3200 incidências no processo eleitoral. Quero dizer ao presidente em funções, o derrotado hoje é você".

Capriles exige ao CNE "que se abram todas as urnas e que cada voto seja contado um por um. O povo venezuelano merece respeito. A voz do povo é sagrada para mim".

Diante das queixas da oposição de que terá havido irregularidades durante a votação, que se ouviram todo o dia, o próprio Maduro pediu às autoridades que realizem uma auditoria. "Estejam certos de que se o CNE anunciasse que tinha perdido por um voto, eu teria aceite com coragem. Não duvidem que o teria feito", acrescentou, apelando a que a oposição reconheça o resultado.

"Foi uma vitória trabalhada, agora começa uma nova etapa", afirmou Maduro, de 50 anos, que tinha sido designado sucessor pelo falecido presidente Hugo Chávez. "É a primeira vez que o 'gigante' não concorre, mas agora o seu filho mostrará do que é capaz para este país", disse. Chávez morreu a 5 de março, depois de quase dois anos de luta contra o cancro.

Capriles, que tinha sido derrotado por Chávez em outubro, conseguiu agora mais quase 680 mil votos que nas últimas presidenciais. O melhor resultado de sempre da oposição contra o chavismo.

As mesas de votação começaram a fechar às 18.00 na Venezuela (23.30 em Lisboa) e só mais de cinco horas depois eram conhecidos os resultados.

Sem comentários:

Mais lidas da semana