segunda-feira, 22 de abril de 2013

Portugal: ROMPER OU SAMARIZAR




Ana Sá Lopes – Jornal i, opinião

O grego Samaras também era contra a austeridade antes de chegar ao governo

A remodelação a conta-gotas que o governo está a fazer - um secretário de Estado novo no sábado, outra no domingo - é típica dos tempos de decadência. O governo já é um fantasma e a coligação está em vias de se extinguir. Já só falta contar os dias, ou as semanas, ou os meses. Paulo Portas tem a faca e o queijo na mão - pode rebentar com o governo na altura que lhe convier - e percebe-se que a sua paciência já está em queda livre. António José Seguro nem precisa de falar em eleições todos os dias: mais dia, menos dia, elas vão acontecer e ele vai acabar primeiro-ministro. O congresso do fim-de-semana mostrará uma oposição interna neutralizada - o documento dos “jovens turcos”, noticiado na página 4, está longe de ser um manifesto contra o vencedor das eleições directas. É, simplesmente, um elenco de propostas, a maioria com valor, e uma institucionalização de uma “tendência” que já funcionava informalmente dentro do partido.

É um facto que o PS vai ganhar as próximas eleições - e sem maioria absoluta. E depois? O fundador do PS, Mário Soares, defendeu recentemente que será possível ao PS fazer uma coligação com o Bloco de Esquerda. Alguns dos jovens socialistas que se agruparam nos últimos tempos em torno da falhada candidatura de António Costa à liderança também defendem essa via. Nesta edição do i, o ex-presidente do governo regional dos Açores, Carlos César - uma reserva da nação PS para o que der e vier - vem subtilmente contrariar estas opiniões. O PS, segundo César, terá de liderar a seguir às eleições “um governo de salvação nacional”: “Ir para o governo depois de eleições, numa perspectiva de salvação nacional, poderá ser uma obrigação cívica e a única possibilidade de acautelar que a dimensão de protecção social não é destituída a pretexto da consolidação orçamental”. Mas, defende Carlos César, “se formos chamados pelos portugueses para governar teremos de o fazer com uma ampla base parlamentar e social de apoio (...) e, sem dúvida, com um novo figurino formal e material das nossas relações com a troika”. Mas César prevê como “sendo absolutamente provável que o tenhamos de fazer com os partidos que compreendem a inevitabilidade da renovação desses compromissos”.

Ora, isto vai conduzir a um novo bloco central ou, eventualmente, a uma frente PS-PSD-CDS. Esta é a discussão que o PS precisa de ter - se se quer samarizar (o grego Samaras também era contra a austeridade antes de chegar ao governo) ou romper. Samarizar é mais provável.

Sem comentários:

Mais lidas da semana