terça-feira, 28 de maio de 2013

CHEFES MILITARES DA ÁFRICA OCIDENTAL REÚNEM-SE HOJE EM BISSAU



MB – PJA - Lusa

Bissau, 28 mai (Lusa) - Quatro chefes das Forças Armadas de países africanos reúnem-se hoje em Bissau numa cimeira com o seu homólogo guineense, António Indjai.

O programa oficial da cimeira prevê a análise do processo de transição na Guiné-Bissau, a reforma do setor de defesa e segurança e os desafios para o futuro do conselho de chefes de Estados-Maiores Generais da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental).

Fontes militares na capital guineense admitiram à agência Lusa, no entanto, que "outros temas poderão ser discutidos na cimeira", sem adiantarem pormenores.

Na segunda-feira chegaram a Bissau os chefes das forças armadas do Togo, Burkina-Faso e da Nigéria. O responsável militar da Costa do Marfim, Soumayla Bakayoko já se encontrava em Bissau desde domingo.

A CEDEAO tem instalado em Bissau desde o golpe de Estado militar de 12 de abril de 2012 um contingente, a Ecomib, composto por cerca de 700 militares e policias, provenientes do Burkina-Faso, da Nigéria, do Senegal e do Togo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana