terça-feira, 11 de junho de 2013

ANGOLA AVISA IMIGRANTES ILEGAIS PARA QUE SAIAM VOLUNTÁRIAMENTE

 

EL – VM - Lusa
 
Angola lançou uma campanha de sensibilização dos imigrantes ilegais, para que abandonem o país de forma voluntária, disse hoje em Luanda o secretário de Estado do Interior.
 
"Quem vem para aqui, para desestabilizar política e socialmente, e traz outros costumes e atos que não estão de acordo com a nossa cultura, nós vamos convidar a sair", garantiu Eugénio Laborinho.
 
O governante angolano falava à imprensa no final de um encontro de trabalho com o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Francisco Almeida Leite, no quadro da visita oficial que este está a efetuar desde segunda-feira a Angola.
 
"O combate à criminalidade organizada e à imigração ilegal são, neste momento, os objetivos principais do Ministério do Interior", acrescentou Eugénio Laborinho.
 
Segundo o governante angolano, além da cooperação internacional, Angola conta com o apoio e participação das Forças Armadas Angolanas, nas zonas limites do país, e da população.
 
O plano de ação das autoridades angolanas assenta na colaboração da população, que deve declarar os imóveis que são alugados aos imigrantes ilegais, com os imigrantes que forem classificados como "nocivos" a serem posteriormente convidados a sair voluntariamente de Angola.
 
Alguns dos imigrantes ilegais, sobretudo da vizinha República Democrática do Congo, têm estado a sair voluntariamente, sobretudo a partir das províncias da Lunda Norte e do Uíge.
 
"Mas há aqueles que ainda insistem, porque o objetivo é o seguinte: entram no país, vêm como estrangeiros, como refugiados e depois aqui implantam-se e não querem sair", disse.
 
Eugénio Laborinho frisou que as autoridades estão ainda na fase de sensibilização para a saída voluntária.
 
"Estamos numa primeira fase a sensibilizar, a educá-los que isto é um país organizado. Não pode continuar a haver estrangeiros que a coberto de refugiados vêm de facto desestabilizar a situação política, económica e social do país", garantiu.
 
As autoridades angolanas estão também a contactar as embaixadas e consulados em Luanda dos países de onde são originários os imigrantes ilegais.
 
"Nós não vamos violentar ninguém. Os que têm de facto investimento aqui, que têm estado a ajudar o país a desenvolver-se, que têm tido um comportamento digno, nós vamos manter, até vamos apoiar os investimentos. Mas quem vem para aqui para desestabilizar política e socialmente, e traz outros costumes e atos que não estão de acordo com a nossa cultura, nós vamos convidar a sair", concluiu.
 
No passado dia 07, o ministro do Interior de Angola, Ângelo Tavares, referiu-se ao fenómeno da imigração ilegal, considerando que atingiu nos últimos tempos "dimensões preocupantes", constituindo "ameaça à estabilidade política, económica e social, bem como à segurança nacional".
 

1 comentário:

Anónimo disse...

"Quem vem para aqui, para desestabilizar política e socialmente, e traz outros costumes e atos que não estão de acordo com a nossa cultura, nós vamos convidar a sair"

Se fosse um político europeu dizendo isso sobre africanos ilegais, este blog diria que é racismo, xenofobia ....

Mais lidas da semana