terça-feira, 11 de junho de 2013

MANDELA CONTINUA EM ESTADO “GRAVE, MAS ESTÁVEL” - presidência sul-africana

 

FPA – VM - Lusa
 
Nelson Mandela continua em estado "grave, mas estável", informou hoje o gabinete do Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, que manifestou "plena confiança" na equipa médica que está a tratar o ex-presidente.
 
Em comunicado, a presidência sul-africana indicou que Zuma se reuniu na noite de segunda-feira com os médicos responsáveis pelo antigo Presidente da África do Sul, que o puseram a par do estado de saúde do ex-líder, de 94 anos, internado pelo quarto dia.
 
"O Presidente Jacob Zuma encontrou-se ontem à noite, 10 de junho de 2013, com a equipa médica que está a tratar o antigo presidente Nelson Mandela, e eles fizeram-lhe uma ampla exposição. O ex-presidente ainda está num estado grave, mas estável", informou o comunicado.
 
O chefe de Estado mostrou-se "satisfeito" com o trabalho dos médicos, em quem disse ter "plena confiança".
 
Já antes o porta-voz da presidência, Mac Maharaj, explicara que Mandela estava "sob cuidados intensivos".
 
Mandela foi hoje visitado por Zenani Mandela, uma das suas filhas e embaixadora da África do Sul na Argentina, de onde viajou para estar perto do pai.
 
As outras duas filhas do Nobel da Paz, Makaziwe e Zindzi, e a ex-mulher Winnie Mandela, também foram vistas hoje a entrar no hospital Medi-Clinic Heart de Pretória, segundo a agência sul-africana de notícias SAPA.
 
As autoridades têm divulgado pouca informação sobre o estado de Mandela, mas o Nobel da Paz tem uma longa história de problemas pulmonares desde que foi diagnosticado com tuberculose em 1988.
 
Esta é a quarta hospitalização em sete meses do homem que é considerado um símbolo da paz e o pai da "Nação Arco-Íris".
 
O primeiro presidente negro da África do Sul, que liderou o combate contra o regime segregacionista do 'apartheid', faz 95 anos a 18 de julho.
 
À espera de notícias, vários cidadãos voltaram hoje a concentrar-se perto da residência de Madiba (nome de clã de Mandela) em Joanesburgo para enviar bons votos ao herói nacional.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana