quinta-feira, 6 de junho de 2013

Angola: "É preciso encontrar um sucessor para o MPLA", diz José Eduardo dos Santos



Cristina Peres - Expresso

O Presidente de Angola deu à SIC a sua primeira entrevista dos últimos 22 anos

O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, quebrou o silêncio e deu uma entrevista à SIC ao fim de 22 anos. Nela aborda os grandes temas e desafios para o país que mantém um crescimento ao ano de 7%.

Relativamente à comunidade de cerca de 200 mil portugueses que atualmente vive e trabalha em Angola o Presidente diz que são "bem vindos", como todos os quadros qualificados que possam contribuir para o desenvolvimento de Angola.

Democracia de caráter social 

"Somos uma democracia, um regime baseado no pluralismo partidário. O programa do partido que apoia o Governo, o MPLA, tem uma estratégia de desenvolvimento a longo prazo que projeta uma sociedade que é uma democracia de caráter social. Queremos uma sociedade que garanta a igualdade e promova a distribuição equilibrada da riqueza", disse José Eduardo dos Santos à SIC.

Quanto aos investimentos de Angola em Portugal, o Presidente angolano disse: "Não temos ainda muita experiência, a Sonangol tem dado alguns passos, alguns bem sucedidos, outros não", mas, sublinhou, "o importante é caminhar".´

Um bom patriota 

Como político dos últimos anos que admira, Eduardo dos Santos referiu o ex-Presidente do Brasil, Lula da Silva, "pelo seu dinamismo e fidelidade ao modelo de uma sociedade de progresso social e inclusão".

Eduardo dos Santos diz que quer ficar nos livros de história como "um bom patriota", mas ainda não pensou no que fará quando deixar de ser Presidente de Angola. Para já, a questão da sucessão coloca-se ao nível da liderança do MPLA, "é preciso encontrar um sucessor", diz. 

Sem comentários:

Mais lidas da semana