sábado, 22 de junho de 2013

O IMAGINÁRIO SIONISTA



Rui Peralta, Luanda

I - Para o sionismo, a Palestina histórica é um território de leite e mel, onde a redenção foi efectuada pelos colonos judeus, rodeados de autóctones bárbaros e semi-selvagens, desvinculados da terra em que habitam. É desta forma que o sionismo representa a Palestina e a respectiva colonização. O sionismo considera que a colonização da Palestina foi realizada por uma questão de necessidade, para fugir á perseguição antijudaica. Depois havia o direito histórico á Terra Prometida pelo Povo Eleito, segundo a Bíblia (o Velho Testamento). A Palestina é representada pelos sionistas como um território baldio e abandonado, embora, quando se iniciou a diáspora (já lá vão dois mil anos), fosse um território de leite e mel.

Os Palestinianos, no imaginário sionista, são conotados como uma tribo de nómadas, indolentes, sem vínculos á terra. O discurso sionista emprega apenas o termo árabe, nunca o de Palestiniano, negando, assim, a identidade Palestiniana e o seu direito á soberania. São estereótipos que desumanizam, cumprindo dessa forma o objectivo do discurso e da representação sionista.

II - Este imaginário sionista teve um grande impacto durante e após a criação do Estado de Israel, em 1948. Ao não considerar a identidade palestiniana, sendo estes apenas árabes, nómadas sem terra, poderia deslocá-los para outros países árabes como a Síria, o Egipto, o Iraque e a Jordânia entre outros. No imaginário sionista estava implícita uma limpeza étnica, assente num objectivo muito claro: o maior território possível, com a menor população não judaica, eis uma das regras políticas fundacionais do sionismo.

Em contrapartida os judeus que emigravam para a Palestina – o novo judeu, como os chamavam – eram, para os relatos oficiais, empreendedores, trabalhadores e idealistas que regressavam á Pátria Ancestral. Se observarmos as fotografias da propaganda oficial sionista da época, deparamos com pessoas musculosas e bronzeadas, com ar decidido. Estes foram os colonos que (segundo a propaganda sionista) situaram Israel na modernidade, dotando o país de indústrias e de cidades prósperas, para além de realizarem um intenso trabalho agrícola através de comunidades agrárias de raiz socialista, os kibutz.

O imaginário sionista, pela forma como despreza os autóctones e descreve os colonos, não difere em nada dos imaginários das potências europeias durante os processos de colonização. O Império Britânico usou esse tipo de representações na América do Norte, África do Sul e na Austrália, tendo os USA praticado a mesma política durante a conquista do Oeste e os bóeres na África do Sul. Todos eles imaginavam um território virgem e abandonado, por onde caminhavam bárbaros e incivilizados. Estas potências coloniais consideravam-se Povos Eleitos que chegavam a terras prometidas. Os colonos eram sempre empreendedores e trabalhadores, contrastando com os nativos indolentes.

III - O discurso sionista consiste em lemas simples, fáceis de assimilar pela população. É um discurso que resume-se em frases como: Uma terra sem povo para um povo sem terra, frase do escritor judaico-britânico Israel Zangwill, referente á Palestina. A repetição deste tipo de frases, nos discursos políticos, nos meios de comunicação, nos escritos diversos, nos manuais escolares e em todos os âmbitos sociais, modelam o imaginário colectivo, ao ponto de serem transversais ao discurso político e comuns á esquerda e á direita sionistas.

O Holocausto representa um ponto de viragem na representação do judeu da diáspora, no discurso sionista. Este era representado como um ser frágil, débil, sujeito às atrocidades, conduzido como rebanhos para as câmaras de gás e campos de concentração do III Reich. Esta representação é diametralmente oposta á do novo judeu da Palestina, forte e vigoroso, um novo judeu impetuoso, criador de uma nova sociedade.

Na construção simbólica do novo estado formado em 1948, três anos depois do término da II Guerra Mundial, o Holocausto foi instrumentalizado, de forma a ser integrado no discurso sionista e nos seus objectivos. O genocídio nazi ficou vinculado á ideia de que a única solução para a questão judia era a criação de um estado judeu. Ora o discurso sionista sobre o judeu da diáspora desvalorizava este sector das populações judaicas, que foram os que mais sofreram com o nazi-fascismo (principalmente as comunidades judaicas da Europa Central).

Ao utilizar o Holocausto para os seus fins, o sionismo encobre a forma como considerava o judeu da diáspora e ao mesmo tempo encobre as suas relações com o nazismo, em particular quando organizações sionistas como a LEHI (a célebre STERN, para os ingleses) na II Guerra Mundial colaboraram com os nazis aos mais diversos níveis (desde fornecerem guardas para os campos de concentração, formarem a tristemente célebre Policia Judaica, que patrulhava os guetos de Varsóvia, até a acordos para fornecimento de armas e munições, no combate aos ingleses na Palestina).

IV - A presença palestiniana é omissa tanto em Israel como nos territórios ocupados. Desde os manuais escolares á cartografia (onde Israel é apresentado como abrangendo toda a Palestina histórica, não diferenciando Gaza e a Cisjordânia) passando pelos meios de comunicação.

As populações da Palestina são apresentadas como grupos homogéneos (o discurso totalitário nega a pluridimensionalidade. O mundo concentracionário, totalitário, é unidimensional. Por exemplo: o pensamento único) e o mesmo ocorre com os berberes e os grupos judeus procedentes dos países árabes, da Síria e da Turquia (os mizrahim) ou os grupos procedentes de todo o Norte de África (do Egipto á Mauritânia) e da Península Ibérica (os sefarditas), dos grupos provenientes da Etiópia, Eritreia, Somália e Sudão (os falashas), ou ainda os ignorados e sem nomenclatura, judeus negros provenientes de uma vasta região com inicio no Senegal (no Atlântico) estendendo-se até ao Zanzibar, Maurícias, Comores, Seychelles e Madagáscar (no Indico) e os judeus provenientes da ex-URSS.

Todos estes grupos são ignorados ou negativamente conotados, sendo reconhecidos somente os azknashies, os judeus do ocidente, vistos como o grupo principal e sendo considerados os verdadeiros pais da Pátria.

V - Israel afirma-se como estado democrático (a única democracia da região, sublinha a propaganda sionista) e judeu. Assumindo o regime parlamentar, a sociedade israelita vive numa contradição permanente e insolúvel entre aquilo que são os seus princípios e aquilo que é a realidade da sociedade israelita. As elites sionistas impuseram um sistema de apartheid que bloqueia a frágil e teórica raiz democrática do estado de Israel. As instituições públicas ficam amordaçadas às necessidades da guerra e da ameaça permanente ao estado de Israel os cidadãos vivem submetidos a uma lógica de vigilância constante e de sobressalto, com medo do terrorismo árabe. Nestas condições o sistema democrático fica completamente bloqueado e entregue aos jogos das diferentes facções da elite sionista no Knesset, o parlamento.

Os descendentes dos palestinianos que não foram expulsos em 1948, os palestinianos de cidadania israelita, assim como os berberes do Negueve, não podem ingressar no exército, nem aceder a determinados serviços públicos, que existem só para judeus. Não podem viver nos terrenos do Estado, nem acrescentar territórios aos seus locais de permanência ou de residência (lugares, aldeias, vilas). A cidade de Nazaré, uma cidade histórica, de maioria palestiniana, não pode crescer para além dos limites impostos pelo Estado, em 1948, mas os seus municípios, de maioria judaica, são cada vez maiores. Paradigmático: existirem municípios maiores que a cidade.

VI - No imaginário sionista os aspectos mitológicos da cultura hebraica, são transformados em temas actuais. Por exemplo a forma como o sionismo aproveita e desfigura a celebre luta entre David e Golias. Israel é apresentado como um estado democrático e civilizado, rodeado de países árabes e islâmicos que o ameaçam constantemente. O David civilizado e democrático encontra-se ameaçado pelo Golias árabe e muçulmano. Golias passou por diversas representações através da História e actualmente a representação dominante descreve-o como terrorista e fanático.

A estigmatização do Outro é permanente no discurso sionista. Theodor Hertz, o pai do sionismo, considerava o estado judeu como um posto avançado da civilização contra a barbárie. Algumas décadas depois Vladimir Jabotinsky, líder da corrente direitista do sionismo, afirmava que os Judeus nada tinham a ver com o Oriente e que o islamismo deveria ser varrido de Israel, apresentando os árabes como uma horda desejosa de guerra. Já depois de 1948, Ben Gurion falava da eventualidade de um segundo holocausto, ao referir-se a uma suposta ameaça dos países árabes e mais recentemente Ehud Barak, quando era primeiro-ministro e líder trabalhista, referia-se á selva árabe que rodeava Israel.

A elite sionista implementa desta forma o terror nas populações israelitas, dominando pelo medo ao Outro e criando um imenso gueto por todo o estado de Israel. O terrorismo de estado, que caracteriza a agressão sionista, começa em casa e é aplicado aos seus. Deturpando a realidade histórica, explorando os receios da população, estigmatizando tudo o que é diferente, expulsando os palestinianos, procedendo a uma limpeza étnica, os eleitos pelo povo eleito assumem o seu papel de guardiões do Capital, tornando Israel o policia de choque do imperialismo.

Para trás ficaram os sonhos dos Judeus errantes da diáspora e dos Judeus que cavalgavam as areias dos desertos ao lado dos seus irmãos árabes: um mundo mais justo e liberto das correntes do ódio. Foi este o sonho maior que nem o Holocausto conseguiu apagar, mas que o sionismo espezinhou.

1 comentário:

Anónimo disse...


Según Noam Chomsky, Obama aumenta el peligro de una guerra nuclear al utilizar drones en lucha antiterrorista
"EEUU e Israel, amenazas principales a la paz mundial"

Eva Usi
La Jornada

Descarta que revelaciones del ex agente de la CIA Snowden tengan efectos en la opinión pública


Una ráfaga interminable de flashes acompaña el paso titubeante del lingüista estadunidense Noam Chomsky, convirtiéndose en la muestra de su celebridad. Llegó a Bonn, Alemania, para abrir un foro global mediático de tres días, convocado por la emisora internacional alemana Deutsche Welle, que estos días está de fiesta al conmemorar el 60 aniversario de su fundación. La visita del prominente antiglobalista estaba cerrada para las entrevistas, pero fue él quien hizo una excepción por tratarse de La Jornada.
La visita del profesor emérito de lingüística del Instituto Tecnológico de Massachusetts y crítico acérrimo de la política estadunidense coincide con la del presidente Barack Obama a Berlín, en un momento en el que su administración es criticada por su programa de drones y de espionaje para supuestamente proteger a los estadunidenses de potenciales ataques terroristas.

...


http://www.jornada.unam.mx/2013/06/22/index.php?section=mundo&article=018n1mun

Mais lidas da semana