terça-feira, 4 de junho de 2013

Presidente angolano exonera comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional

 

EL -  APN - Lusa
 
Luanda, 03 mai (Lusa) - O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, exonerou hoje a comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissária-chefe Elizabeth Ranque Franque, segundo um comunicado da presidência enviado à agência Lusa.
 
A exoneração da comissária-chefe foi justificada com "conveniência de serviço" e segue-se à morte de três polícias, na madrugada de sábado para domingo, às mãos de desconhecidos, que andam ainda a monte.
 
Os três agentes policiais foram assassinados na noite de sábado para domingo no município de Cacuaco, quando se encontravam na esquadra móvel estacionada no bairro do Paraíso.
 
Desconhecidos aproximaram-se do local e abateram-nos a tiro.
 
Esta mudança na estrutura dirigente da polícia na província de Luanda ocorre ainda na sequência de declarações feitas pela UNITA, principal partido da oposição em Angola, que acusou a polícia de ter morto dois dirigentes seus também na noite de sábado para domingo.
 
A UNITA, que cita, sem identificar, uma testemunha ocular, refere que os seus dois dirigentes foram abatidos por um contingente de 11 agentes da polícia.
 
O partido deverá realizar terça-feira em Luanda uma conferência de imprensa sobre estas duas mortes, disse à Lusa fonte partidária.
 
Entretanto, no decreto presidencial publicado hoje, a comissária-chefe Elizabeth Ranque Franque foi igualmente exonerada do cargo de delegada provincial do Ministério do Interior e nomeada conselheira do comandante geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos.
 
Para o lugar de Elizabeth Franque foi nomeado o comissário António Maria Sita, que era o comandante provincial da polícia no Cunene, província onde exercia cumulativamente as funções de delegado do Ministério do Interior, tendo sido promovido ao posto de comissário-chefe.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana