terça-feira, 11 de junho de 2013

Turquia: Polícia volta a usar gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes na Praça Taksim

 

Público
 
Milhares de pessoas fugiram pelas estreitas ruas que vão dar à praça. Governador de Istambul diz que a polícia foi atacada.
 
A polícia anti-motim entrou na Praça Taksim pela segunda vez nesta terça-feira, depois de milhares de pessoas terem tentado regressar ao local ao fim da tarde.
 
O jornal turco Hurryet escreve que as autoridades colocaram forças de segurança em todas as ruas que vão dar à praça e a CNN Turquia avança que a nova carga policial resultou em ferimentos num número indeterminado de pessoas.
 
Horas depois da primeira entrada em força, na manhã desta terça-feira, a polícia anti-motim voltou a usar gás lacrimogéneo e canhões de água para manter o controlo da Taksim. Segundo as agência de notícias, milhares de pessoas tiveram de fugir pelas estreitas ruas que saem da praça.
 
Segundo o governador de Istambul, Hüseyin Avni Mutlu, a polícia foi atacada por "grupos marginais" em frente ao Centro Cultural Ataturk. "Peço aos cidadãos no local que se separem deste grupo marginal e que saiam da praça. É importante que a nossa ordem seja cumprida, para segurança de todos", cita o Hurryet.
 
Ao início da tarde, o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, desafiara os manifestantes a desocuparem o parque Gezi, deixando no ar a possibilidade de a operação lançada ao início da manhã para desocupar a praça Taksim se estender à zona vizinha.
 
"Gezi é um parque, não é uma zona de ocupação. Convido todos os que são sinceros a retirarem-se", afirmou o chefe de Governo, durante uma reunião do grupo parlamentar do seu Partido da Justiça e Desenvolvimento. Depois de ter sido criticado pela dureza com que as forças de segurança reprimiram os protestos iniciais, Erdogan considerou plenamente justificada a entrada da polícia na praça Taksim: "O que é que os manifestantes esperavam? Que nos ajoelhássemos à sua frente?"
 
Relacionados em Público
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana