segunda-feira, 15 de julho de 2013

A PERDA DO ÚLTIMO TRIPLO A FRANCÊS REPRESENTA UMA AMEAÇA?



De Morgen - Presseurop

“A França vira a página do triplo A”, escreve o jornal Les Echos, uma vez que no dia 12 de julho a agência de notação Fitch baixou a nota do país de AAA para AA+. 

Fitch, a última das grandes agências de notação que continuava a atribuir à França a nota máxima, explica que a sua decisão se deve a um endividamento persistentemente elevado, ao aumento do desemprego e à ausência de crescimento. Enquanto esta degradação é acompanhada por uma perspetiva estável, Les Echos considera “pouco provável” que a dívida francesa fique prejudicada nos mercados.

De Morgen estima no entanto que as “nuvens que assombram a França” correm o risco de se alargar à zona euro e que a “Europa vai enfrentar um outono muito agitado”. O diário belga recorda que a Itália também foi castigada pela Standard&Poor’s, e que a situação económica na Grécia, em Portugal, em Espanha, no Chipre e na Eslovénia está mal:

A crise da zona euro ainda mal começou, e já se prevê outra batalha angustiante antes do outono. No dia 22 de setembro, os eleitores alemães terão a oportunidade de denunciar a política europeia de Angela Merkel. A opinião pública apoia cada vez menos a ajuda aos países mediterrânicos da zona euro, onde há pouca perspetiva de melhoria.

Cartoon de Burki - No foguete: “Relançamento económico”

“A retoma económica chegou”, garantiu o Presidente francês François Hollande durante a tradicional entrevista televisiva de 14 de julho.

Mas o desemprego continua no mais alto nível de sempre e a Françaacaba de perder o último triplo A que lhe era atribuído por uma agência de notação e a situação do país continua a preocupar os seus parceiros europeus.

Ver todos os cartoons - Presseurop

Sem comentários:

Mais lidas da semana