terça-feira, 2 de julho de 2013

CAVACO DEU POSSE A MINISTRA E A SECRETÁRIOS DE ESTADO



Jornal i - Lusa

Esta cerimónia realizou-se no Palácio de Belém, cerca das 17h

O Presidente da República deu hoje posse à nova ministra de Estado e das Finanças e a cinco secretários de Estado, apesar de o ministro e presidente do CDS-PP Paulo Portas, ter apresentado a demissão.

Esta cerimónia, presidida por Cavaco Silva, realizou-se no Palácio de Belém, cerca das 17:00 horas, na presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e de seis ministros, nenhum deles do CDS-PP. O anterior titular da pasta das Finanças, Vítor Gaspar, também assistiu à sessão.

Maria Luís Albuquerque, até agora secretária de Estado do Tesouro, tomou posse como ministra de Estado e das Finanças, na sequência da demissão de Vítor Gaspar, a pedido deste. Dos cinco secretários de Estado que hoje tomaram posse, dois são novos e três mantêm-se.

Joaquim Pais Jorge deixou a presidência do conselho de administração da Parpública para substituir Maria Luís Albuquerque na secretaria de Estado do Tesouro.

Hélder Reis, que estava à frente do Gabinete do Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) do Ministério das Finanças, foi nomeado para o lugar de Luís Morais Sarmento na secretaria de Estado do Orçamento, ficando ainda com o cargo de adjunto de Maria Luís Albuquerque.

Da equipa do ministro cessante de Vítor Gaspar, foram reconduzidos Manuel Rodrigues, como secretário de Estado das Finanças, Paulo Núncio, como secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e Hélder Rosalino, como secretário de Estado da Administração Pública.

Para além do primeiro-ministro, estiveram presentes nesta cerimónia de posse, para além de secretários de Estado, os ministros adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, da Saúde, Paulo Macedo, da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, da Educação e Ciência, Nuno Crato, da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, e da Administração Interna, Miguel Macedo.

Faltaram à cerimónia, que durou aproximadamente dez minutos, os três membros do executivo que pertencem ao CDS-PP: o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, a ministra da Agricultura, Mar, Agricultura e Ordenamento do Território, Assunção Cristas, e o ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares.

Estiveram também ausentes o ministro da Economia e Emprego, Álvaro Santos Pereira, por se encontrar em Berlim, e a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, que tinha uma iniciativa agendada para a mesma hora.

Esta foi a sexta mudança na composição do Governo, noticiada na segunda-feira, e incluiu uma alteração orgânica, com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, a subir a número dois do Governo PSD/CDS-PP, que era ocupado por Vítor Gaspar, ficando Maria Luís Albuquerque no terceiro lugar da hierarquia do executivo.

Entretanto, pouco antes desta cerimónia, Paulo Portas anunciou que tinha apresentado hoje de manhã a sua demissão ao primeiro-ministro, afirmando que esta decisão era "irrevogável".

O presidente do CDS-PP justificou o seu pedido de demissão do Governo de coligação com o PSD alegando que Pedro Passos Coelho optou pelo que considera ser um "caminho de mera continuidade no Ministério das Finanças", apesar da sua discordância, que referiu ter "atempadamente" comunicado.

Nota PG: Com um governo desmoronado Cavaco manteve a tomada de posse no circo de Belém. Se isto não não é uma das palhaçadas de Cavaco o que é que será uma palhaçada (no pior sentido)?

Sem comentários:

Mais lidas da semana