quarta-feira, 3 de julho de 2013

ESPANHA AUTORIZA O SOBREVOO E A ESCALA TÉCNICA DO AVIÃO DE EVO MORALES



ASP (FV/EO) – MLL - Lusa

O Governo espanhol autorizou hoje o avião do presidente boliviano, Evo Morales, a sobrevoar o território espanhol e a realizar uma escala técnica nas Canárias, informaram fontes do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

As mesmas fontes afirmaram que essa autorização já tinha sido dada na terça-feira mas que, ao contrário do previsto, o avião do Presidente aterrou em Viena, na Áustria.

O Governo boliviano voltou a apresentar o pedido de autorização a Espanha “durante a madrugada” e a autorização foi concedida às 09:30 de hoje (08:30 em Lisboa).

O Presidente austríaco, Heinz Fischer, disse hoje de manhã no aeroporto de Viena que Morales partiria em breve para o seu país, depois de permanecer mais de 10 horas no aeroporto austríaco, por causa do fecho de vários espaços aéreos europeus pela suspeita de que no avião presidencial boliviano se encontrava o ex-analista da CIA, procurado pelos Estados Unidos, Edward Snowden.

Hoje o ministro da Defesa boliviano, Ruben Saavedra, disse que Portugal autorizou o avião a sobrevoar o espaço aéreo português.

“Acabámos de receber há alguns minutos uma comunicação verbal do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, autorizando o sobrevoo do avião presidencial boliviano”, declarou Saavedra, que acompanha Morales, à rádio governamental Pátria Nueva.

A informação da autorização por parte de Portugal foi veiculada pela AFP pouco depois das 04:00 em Lisboa.

A autorização de Lisboa ocorreu depois de a França ter dado luz verde ao avião do Presidente boliviano Evo Morales, escreveu a AFP.

"Temos uma última informação: o Governo francês deu permissão para nós podermos sobrevoar o seu espaço aéreo", disse Ruben Saavedra à rádio Patria Nueva.

Ruben Saavedra disse, por sua vez, que a decisão de Paris foi comunicada “para a torre de controlo no aeroporto de Viena", onde um "novo plano de voo está em estudo”.

A Bolívia disse que os países europeus tinham negado o acesso aos seus espaços aéreos por suspeitas de que o ex-agente norte-americano Edward Snowden estaria a bordo do avião presidencial, o que foi negado por La Paz.

Edward Snowden, ex-consultor da CIA acusado de espionagem pelos Estados Unidos por divulgar programas secretos de vigilância da Agência Nacional de Segurança (NSA), está há nove dias na zona de trânsito do aeroporto moscovita de Sheremetyevo e pediu asilo a vários países, incluindo a Bolívia.

Foto: HELMUT FOHRINGER/APA

Sem comentários:

Mais lidas da semana