segunda-feira, 8 de julho de 2013

MISSÃO INTERNACIONAL INICIA HOJE AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU



FP – JMR - Lusa

Uma missão que junta as principais organizações parceiras da Guiné-Bissau inicia hoje em Bissau três dias de contactos para avaliar a situação do país, que tem eleições marcadas para novembro.

A missão junta representantes da União Africana, da ONU, da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da União Europeia.

Hoje, os representantes das várias instituições reúnem-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros do governo de transição e com as representações diplomáticas acreditadas no país, bem como com organizações da sociedade civil e não-governamentais, partidos políticos e lideres religiosos.

Nos próximos dois dias terão ainda encontros com responsáveis políticos e militares, com o presidente do Supremo Tribunal de Justiça e com a Comissão Nacional de Eleições. Um balanço da visita será feito na quarta-feira, após o encontro com o Presidente de transição, Serifo Nhamadjo.

A missão que hoje começa segue-se a outra que esteve em Bissau em dezembro de 2012 e tal como a primeira destina-se a avaliar a evolução da situação no país, na sequência do golpe de Estado ocorrido no ano passado, e o período de transição que se vive atualmente.

Os militares derrubaram a 12 de abril de 2012 os governantes legítimos. Desde então o país vive um período de transição, estando marcadas eleições gerais (presidenciais e legislativas) para novembro, quando a Guiné-Bissau deve de regressar à legalidade constitucional.

A grande maioria da comunidade internacional nunca reconheceu as autoridades de transição e cancelou todos os apoios mas já disse que irá contribuir financeiramente para a realização das eleições.

Sem comentários:

Mais lidas da semana