terça-feira, 2 de julho de 2013

PORTAS BATEU COM A PORTA MAS PASSOS NÃO SE VAI DEMITIR – CAVACO APROVA



António Veríssimo

Era expectável que Paulo Portas preferisse usar um momento crucial para abandonar a coligação PSD-CDS e o governo. A surpresa não foi surpresa nenhuma. Surpresa foi Paulo Portas não ter aproveitado outras oportunidades para tomar a decisão que hoje tomou. Era conhecida a sua contestação às políticas de Passos – com a benção de Cavaco.

Passos Coelho mais não tem feito do que arrogantemente esticar a corda a todos os níveis. Tem usado de enorme coersão para a obtenção de aparente cumplicidade e consentimento das suas más políticas. Passos procurou sempre fazer de Portas seu refém. Virou-se o feitiço contra o feiticeiro e, sem saber, era afinal refém de Paulo Portas e do CDS. Está a vista as capacidades do grande animal político que é Paulo Portas, goste-se ou não dele e da sua ideologia. Desnudou-se por completo a inabilidade, a estupidez, a arrogância, a insensibilidade e tudo que de pior pode conter um político como Passos Coelho. Se dúvidas existissem…

CAVACO MENTE E FAZ CIRCO EM BELÉM

Considerando o tempo e o modo descrito, se Portas apresentou a demissão ao PM Passos ainda de manhã - pouco antes da hora do almoço – como será possivel que Cavaco às 15 horas não tivesse conhecimento quando fez as declarações “Quem quer afastar o Governo, apresente uma moção de censura - Presidente da República”, entre outras declarações que mais pareceram serem provindas de um imbecil?

Considerando toda a situação e as informações disponiveis, o circo montado por Cavaco e por Passos em Belém na tomada de posse da substituta do ministro Vitor Gaspar não valeu menos que uma grande palhaçada. Considerando a demissão de Portas a “cerimónia” da posse de novos elementos para o governo já cadáver devia ser adiada e muito provavelmente nunca se realizar. Cavaco poderá dizer que só teve conhecimento na hora da cerimónia de posse mas isso seria gravissimo e nem Passos faria tal desfeita ao PR. Que acordaram assim argumentar, isso sim.

PASSOS FAZ O “CHORADINHO DA TRAIÇÃO” DE PORTAS

Menciona o Jornal i que “Fonte do governo desmente o comunicado de Paulo Portas. A versão do lado de Passos Coelho é de que o primeiro-ministro terá sido apanhado de surpresa pela decisão de Paulo Portas se demitir e hoje de manhã nenhum membro do governo tinha essa informação da parte do líder do CDS.

De acordo com a mesma fonte, Portas foi informado no Sábado da possibilidade de Maria Luís Albuquerque ser a escolha de Passos para substituir Vítor Gaspar e que Paulo Portas não terá manifestado a discordância que agora manifesta em público através de comunicado.

Na conversa, Portas terá defendido que essa é uma decisão do primeiro-ministro e que preferiria outro nome como Paulo Macedo, mas que Passos insistiu no nome.

Esta atitude do ministro do CDS terá assim apanhado de surpresa hoje o primeiro-ministro que não contava com a sua demissão. O restante governo não soube de manhã da decisão de Paulo Portas.

Além dos restantes ministros, também o Presidente da República foi apanhado de surpresa e prova disso foram as declarações a meio da tarde em que dizia que "há forças que esquecem que o governo não responde politicamente perante o Presidente da República desde 1982”, referindo-se ao PS.”

Pouco se pode comentar. Esta reação é expectável nas caracteristicas de Passos. A credibilidade há muito que o abandonou. Não faz sentido Portas mentir no seu comunicado. Afinal se existe mentiroso bastante em Portugal é Passos Coelho. Práticamente desde a primeira hora em que tomou posse como primeiro-ministro se tomarmos em consideração todas as declarações e promessas que levaram à sua eleição. Lamentavelmente o trapalhão Passos encontrou o trapalhão Cavaco. Uma dupla execrável e descredibilizada.

PASSOS NÃO SE VAI DEMITIR 

Na comunicação que Passos fará ao país dentro de cerca de uma hora anunciará que “não vai abandonar o barco neste momento”. Passos não se demitirá e isso mesmo comunicou na reunião que está a acontecer neste momento (19:30) na sede do PSD.

MINISTROS DO CDS NÃO SE DEMITEM

Segundo a TVI revela os ministros do CDS vão manter-se no governo não secundando a demissão do seu líder, Paulo Portas. Informações suscetiveis de confirmação em futuras atualizações do PG.

Sem comentários:

Mais lidas da semana