domingo, 21 de julho de 2013

Portugal - Sócrates: “LAMENTO NÃO CONCORDAR COM O TOM OTIMISTA DE CAVACO”



Mariana Cabral - Expresso

Ex-líder do PS diz que o país fica "pior" com a decisão do Presidente da República, que hoje "foi tudo menos imprevisível".

José Sócrates crê que a solução "alternativa" apresentada esta noite por Cavaco Silva não foi a mais adequada, uma vez que o Presidente "apresentou um mal menor, mas que não deixa de ser um mal".

O ex-líder socialista diz que, hoje, o líder da República "foi tudo menos imprevisível", ao contrário do que sucedeu na comunicação ao país de 10 de julho. "Lamento não concordar com o tom otimista de Cavaco, porque acho que ficámos pior", disse, em declarações à RTP1.

Sócrates defende que ficou demonstrado o "duplo falhanço", isto é, houve "uma crise iniciada pelo Governo e depois continuada pelo Presidente da República".

"É uma solução que põe o Governo numa situação ainda mais débil do que já estava", explica. "Em 2011, a direita abriu uma crise política, mas para a direita não basta um Governo, uma maioria e um presidente, parece que precisa também de uma oposição no bolso". 

José Sócrates elogiou o diálogo político entre os partidos, tal como fez o Presidente da República, mas questionou as palavras de Cavaco: "Então por que é que o Presidente da República não fez este apelo há mais tempo? Eu defendo um acordo, mas esse acordo teria de assentar numa base de mudança política".

Leia mais em Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana