segunda-feira, 15 de julho de 2013

Portugal: A SURPRESA DOS PARTIDOS… SURPREENDEU BELÉM – com opinião Página Global



Paulo Tavares - TSF

Ao que a TSF apurou, a Presidência da República não entende porque é que PSD, PS e CDS reagiram com espanto à comunicação ao país de Cavaco Silva, na semana passada.

No Palácio de Belém, quem acompanhou de perto as audiências que o Presidente da República manteve com os principais partidos, na terça-feira da semana passada, ficou surpreendido com o tom das reações partidárias à solução anunciada por Cavaco Silva.

Ao que a TSF sabe, durante essas conversas, o Presidente não afirmou preto no branco o que iria fazer, mas deu sinais fortes do que realmente pretendia - um entendimento alargado entre os três principais partidos, um compromisso de salvação nacional.

Em Belém, ainda é considerado prematuro falar de cenários pós-negociação, e a frase do Presidente «sem a existência desse acordo, será possível encontrar naturalmente outras soluções no quadro do nosso sistema juridico constitucional», é encarada apenas como uma porta aberta a diversos cenários. Saídas de emergência que a Presidência da República espera não precisar.

Ao que a TSF sabe, o Presidente está optimista no sucesso das negociações que começaram ontem e tem confiança num entendimento entre PSD, PS e CDS.

O GÉNIO DA BANALIDADE – opinião PG

Na realidade Cavaco Silva e os que com ele em Belém cozinham a grande mostra das suas incapacidades como PR fazem jus à justificação cada vez mais acentuada sobre a péssima opinião dos portugueses relativamente ao PR, considerando o pior PR de sempre no Portugal da democracia. Daquilo que Cavaco disse na comunicação ao país os portugueses ficaram completamente a zeros porque aquela comunicação tem falhas a quase todos os níveis. Foi uma confusa e péssima comunicação, repleta de incógnitas, de ses, de omissões, de nebulosas, dignas do Génio da Banalidade que preenche Cavaco Silva.

Porém, Cavaco, Belém, em vez de clarificar tudo que não se entendeu (talvez porque não era para entender e deixar-nos no limbo) da confusa comunicação diz-se surpreendido por os partidos não entenderem o que propõe para a saída rápida desta crise, gerando mais confusão e instabilidade em nome da salvação dos seus interesses mesquinhos, dos interesses da sociedade injusta que ideologicamente defende. Belém surpreende-se por os partidos não entenderem? E não se surpreende por os portugueses não entenderem a confusão que está a somar à confusão já existente? O mesquinho e vingativo PR é mesmo um Génio da Banalidade… perigoso para a democracia. (CT-PG)

Leia mais em TSF

Leia mais em Página Global

Sem comentários:

Mais lidas da semana