domingo, 7 de julho de 2013

VASSALAGEM COMPROMETEDORA



Martinho Júnior, Luanda

1 – O governo da Presidente Dilma foi o único dos governos da CPLP que eu até à data saiba, a condenar o episódio do sequestro do Presidente Evo Morales da Bolívia e ao mesmo tempo referir que o governo português de turno deveria pedir desculpas à Bolívia e à América Latina!...

Creio que isso não se deve apenas ao facto do Brasil não querer descolar dos seus pares latino americanos, mas também:

- Por que a Presidente do Brasil é um dos dirigentes que está por dentro dos esforços de independência e integração na América a sul dos Estados Unidos;

- Por que tem presente na sua própria memória os anos de chumbo a que também o Brasil foi sujeito quando uma ditadura guiada por Washington um dia foi imposta;

- Por que sabe que na América Latina ocorreu um dia a Operação Condor e na Europa a Operação Gladio, cujos operacionais se chegaram a combinar, espalhando-se pelos dois lados do Atlântico, ou seja, também por África;

- Por que o Brasil, fazendo parte dos BRICS, tem apesar de tudo outra inteligência nos relacionamentos internacionais e na esquadria dos interesses concorrenciais;

- Por que pode avaliar que as redes “stay behind” ao serviço da hegemonia unipolar anglo-saxónica não acabaram com a Guerra Fria, antes têm tido aproveitamentos a coberto do espaço que aos políticos, diplomatas e militares é permitido pelas democracias representativas, em particular a dos países enquadrados na OTAN;

- Por que avalia quanto as operações de inteligência dos serviços norte-americanos e de seus aliados, que incluem a espionagem electrónica das comunicações globais, estão inter-dependentes, inter-relacionados e são amplamente estimuladas em relação à atenção que lhes tem merecido a grande manipulação geo estratégica que constitui o “terrorismo”, conforme revela também este caso tão “transcendental” de Edward Snowden.

2 – Em África por exemplo há indícios fortes que os operacionais da “Aginter Press” que actuavam em Portugal em reforço da PIDE/DGS na esteira da Operação Gladio, contribuíram para os assassinatos de Eduardo Mondlabe, primeiro Presidente da FRELIMO (3 de Fevereiro de 1969) e de Amílcar Cabral, primeiro Presidente do PAIGC (20 de Janeiro de 1973)!

O assunto é ainda de tal maneira sensível em Portugal, que só uns poucos o abordam, quando o Portugal após o 25 de Abril deveria ser dos primeiros a procurar fazê-lo!

Tem-se constatado que são a maior parte das sensibilidades sócio-políticas ligadas ou indexadas aos partidos do “arco do governo” que em relação a isso mais têm feito por esquecer.

Esse facto não deixa de ter significado para um observador que aborde o tema com os olhos do Sul: diz o ditado que quem cala, consente, mas os indícios apontam efectivamente para algo mais.

Os governos europeus, calando há várias décadas, não só consentem, como continuam a sofrer manipulações de agentes “stay behind” que respondem à OTAN que agora são utilizados e até são capazes de estudar o momento para agir… haja oportunidade para tal!

A actuação de Paulo Portas em relação ao sequestro do Presidente Evo Morales do Equador é um exemplo desse padrão de agentes e as “questões técnicas” que justificam a posição do governo português é uma mensagem tão propositadamente inócua… que denuncia com proverbial clareza onde e com quem aprendeu quem rege a diplomacia portuguesa!

Na Europa como na América Latina muitos aprenderam com os manuais que foram concebidos desde a IIª Guerra Mundial, os manuais que um dia forjaram as Operações Condor e Gladio e forjam as actuais operações na Líbia, no Mali, na Somália, no Iémen, no Iraque, na Síria, no Af/Paq, onde quer que seja…

3 – As transformações que o mundo tem sofrido afectaram sobremaneira as relações internacionais e Portugal ao sofrer a ditadura do capital, tem um governo capaz de fascismo no seu carácter e na personalidade de muitas das suas personalidades!

O servilismo de alguns em Portugal tem sido amiúde assinalável, quantas vezes a coberto da OTAN!

Quantas vezes isso acontece em prejuízo da soberania e do povo português?

Portugal não tem interesse directo algum em participar em operações por exemplo nos Balcãs, ou no Af/Paq e isso testemunha que toda a sua doutrina estratégica, diplomática e militar tem as condicionantes da OTAN ou tem a OTAN como especial referência!

Essas são condicionantes que têm sido “interiorizadas” por sucessivos governos de turno, repito, de há décadas a esta parte!

As elites políticas, diplomáticas e militares portuguesas têm consciência do papel de subserviência em relação à hegemonia e aos seus explícitos instrumentos, entre eles a OTAN!

Se Portugal antes não podia combater em África o movimento de libertação sem acesso aos arsenais e à inteligência da OTAN, não pode hoje ter relacionamentos bilaterais ou multilaterais diplomáticos, de inteligência, ou mesmo militares, sem a cobertura doutrinária e institucional daquela organização, tendo muitos dos seus políticos, oficiais de inteligência e militares aprendido no terreno as verdadeiras regras que são impostas às redes “stay behind”… também nos países que constituem a CPLP!...

Recomendo uma leitura atenta ao Conceito Estratégico de Defesa Nacional 2013, verificando o escalonamento das êmfases geo estratégias e o lugar que por tabela está conferido à CPLP!

O Brasil sabe-o e não perdeu esta oportunidade para colocar o dedo numa ferida que é tão profunda quanto histórica!

Se nos outros países CPLP tal não acontece, é sinal mais que evidente que o “stay behind” da hegemonia e da OTAN, que é feito com o concurso de uma panóplia de meios que incluem os que fluem de Portugal, já está instalado através de alguns elementos das suas elites políticas, diplomáticas e militares!

Angola, sem ferir os interesses do bom povo português, tem uma oportunidade para, além de colocar o dedo na ferida, rever as relações bilaterais com o governo de Portugal, em particular no que diz respeito àquelas que afectam o seu sistema diplomático, de inteligência e militar!

É imperdoável ficar-se eticamente mudo e quedo perante as anormalidades típicas do colonialismo que em África são conhecidas de há séculos a esta parte!

África deve honrar a memória e os ensinamentos dos seus melhores filhos como Eduardo Mondlane e Amílcar Cabral, honrando sua própria história!

A construção da democracia em qualquer parte do mundo só poderá ser feita de forma saudável, digna e equilibrada, ou então torna-se num embuste, numa grosseira manipulação, num prolongado acto de opressão dos povos e num estado latente de tensão ou de guerra… à mercê das redes “stay behind” e com poderes que não se importam, muito pelo contrário, com o grau de ingerência que tem vindo a assumir a espionagem controlada pelo poder de que se nutre a hegemonia!

Na CPLP, os outros membros não têm de se assumir necessariamente como o actual governo português, servil, subserviente e mercenário!

Gravura: PRISM - fluxos de comunicações controladas pela NSA, segundo as divulgações feitas por Edward Snowden.

A consultar:
- Dilma quer que Portugal peça desculpa à Bolívia –
- NSA Leaker Edward Snowden In His Own Words: "You’re Being Watched" – http://www.democracynow.org/2013/7/4/nsa_leaker_edward_snowden_in_his
- Declaração de Cochabamba – http://www.odiario.info/?p=2935
- 2012 POSTURE STATEMENT: Statement of General Carter Ham Before House Armed Services Committee – http://www.africom.mil/NEWSROOM/Article/8832/2012-posture-statement-statement-of-general-carter
- US national security strategy – http://www.revistamilitar.pt/artigo.php?art_id=806

2 comentários:

Anónimo disse...


España envía disculpas oficiales a gobierno boliviano


El gobierno de España envió este lunes una comunicación oficial al gobierno boliviano para pedir disculpas sobre el incidente del secuestro del avión presidencial de Evo Morales por países europeos, que provocó que el mandatario de la nación suramericana estuviera retenido en Viena (Austria) por al menos 15 horas.
El embajador de ese nación en Bolivia, Ángel Vazquez, fue el encargado de hacer llegar este documento donde explica lo ocurrido el pasado 2 de julio, de acuerdo a la información publicada por el portal internacional, Actualidad RT.
El corresponsal de teleSUR en Bolivia, Freddy Morales, confirmó que el embajador español, entregó una carta en la cancillería boliviana donde se exponen disculpas por parte del Gobierno español ante el atentado que sufrió el presidente Evo Morales.

http://www.cubadebate.cu/?p=260735

Anónimo disse...


La guerre secrète au Portugal

par Daniele Ganser

Le Gladio disposait d’une base efficace dans le Portugal de Salazar. Bien qu’on n’en connaisse qu’indirectement le fonctionnement, via les enquêtes italiennes, l’historien Daniele Ganser a pu établir son rôle au Portugal même et dans ses colonies africaines. Grâce à ce dispositif, l’OTAN ne s’est pas contenté d’assassiner des opposants à Salazar, mais aussi des leaders révolutionnaires africains de premier plan comme Amílcar Cabral.

...


http://www.voltairenet.org/article169872.html

Mais lidas da semana