terça-feira, 27 de agosto de 2013

Timor-Leste: TRIBUNAL DESTACA PAPEL DOS AUDITORES

 


O presidente do Tribunal de Recurso de Timor-Leste, Cláudio Ximenes, destacou hoje a importância dos auditores da Câmara de Contas do país para verificar a regularidade das contas do Estado.
 
"É a partir do trabalho feito pelos auditores que o juiz vai decidir sobre a regularidade das despesas do Estado. Portanto, os auditores são um elemento essencial do funcionamento da Câmara de Contas em Timor-Leste", afirmou Cláudio Ximenes.
 
O presidente do Tribunal de Recurso de Timor-Leste falava na cerimónia de entrega de computadores a 15 novos auditores que se encontram no Centro de Estudos Judiciários de Díli a receber formação em português para depois estagiarem no Tribunal de Contas em Portugal.
 
"Esta formação é para um segundo grupo de 15 pessoas que vão ser auditores. Nesta fase, estão a começar a aprender o português durante alguns meses e depois vão para Portugal para o Tribunal de Contas aprender a parte relativa à matéria que interessa para serem auditores", afirmou.
 
Os auditores estão a ser formados no âmbito de um programa de cooperação da União Europeia para o setor da Justiça, delegada em Portugal.
 
O programa, que começou em 2012 e termina em 2015, tem 4,5 milhões de euros de orçamento e apoia a criação da Câmara de Contas de Timor-Leste e a formação em investigação criminal.
 
No âmbito daquele programa estão destacados em Timor-Leste três peritos, dois portugueses e uma cabo-verdiana, que prestam assistência técnica.
 
Lusa
 
Leia mais sobre Macau e Timor-Leste, Médio Oriente, Ásia, Austrália e Pacífico em TIMOR LOROSAE NAÇÃO
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana