quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Bissau: Liga de Direitos Humanos congratula-se com rejeição de amnistia para golpistas

 


A Liga Guineense dos Direitos Humanos congratulou-se hoje com o facto de o parlamento da Guiné-Bissau ter rejeitado a lei de amnistia para os autores do golpe de Estado de 2012.
 
Em comunicado, a liga classifica a decisão como um ato "de coragem e de determinação" dos deputados, "fiel" ao sentimento da população perante "as sucessivas alterações antidemocráticas da ordem constitucional".
 
A rejeição "simboliza um virar de página rumo a uma sociedade igualitária, livre, democrática, justa e solidária", já que uma hipotética aprovação da lei representaria "uma autorização formal" a eventuais sublevações no futuro, acrescenta.
 
A liga enaltece ainda o papel das organizações da sociedade civil e de todos os cidadãos e apela ao povo guineense para se manter "vigilante e coeso" contra quaisquer manobras que visem provocar divisões sociais.
 
A lei de amnistia, proposta pelo Governo de transição, não passou na votação de terça-feira na Assembleia Nacional Popular, porque não obteve maioria absoluta, tal como exigido pelo regimento parlamentar.
 
Dos 72 deputados na sala, 40 votaram a favor da proposta de lei, 25 contra e sete abstiveram-se, mas a lei precisava de 51 votos para ser aprovada, tendo em conta o total de 100 lugares na assembleia.
 
Lusa
 

1 comentário:

Anónimo disse...

desta vez essa lei para amnistiar os golpistas nao passou foi uma boa coisa mas eu sei que sera bem votada mais tarde como sabemos qu é o PRS é que manda e tem mais deputados penso que nao havera nenhum obstaculo proxima vez. Votar essa lei ou nao estes GOLPISTAS militares e alguns civis envolvidos nao risquem nada na guiné, enquanto o General presidente ainda se encontra ai. Pergunto, o qué fizeram de mal para serem amnistiados? Foram promovidos a algumas para o presidente ilegitimo por terem feito um bom trabalho e agora estao com medo mas medo de quém? é so na guiné que isso pode acontecer estes golpistas foram sancionados pela comunidade internacional mas tudo isso nao é nada e ainda pedem dinheiro pra realizarem eleiçoes parecem crianças brincando na recreiaçao nao ha nenhuma refleicao, nenhuma se nao fosse uma pura provocaçao alias foram apoiados por alguns representantes da ONU. Tudo vai bem na Guiné nao é? Entao que continuem a governar o pais. O PAIGC nao deveria participar neste governo porqe é um golpe de estado.Na Guiné Bissau todos querm mandar e todos querem ser presidente da republica e nao ha nenhum deputado a dizer nao nao e nao que nao vao participar neste GOVERNO de KINGKONS. Aqueles que fizeram golpe tem que assumir suas responsabilidades até ao fim. Uma vergonha um governo dito inclusivo o qué isso? Donde veio este vocabulo? E a primeira que oiço formar um governo inclusivo como se fosse que isto existia na nossa constituiçao chamo atençao a estas crianças de continuarem a brincar com o povo ja marterizado, humiliado e torturado a miséria fome e colera. UM GOVERNO DOS PALHAçOS

Mais lidas da semana