domingo, 8 de setembro de 2013

EM ANGOLA - ROBINS HOOD NEGROS ESTÃO A PLANTAR SEMENTES BÉLICAS

 


William Tonet – Folha 8 - edição 1158 – sábado, 7 setembro 2013
 
Segundo um aforismo muito con­hecido, a história da humanidade pode ser resumida como sendo uma sequência de situações que se vão repetindo sob diversas formas e numa adaptação conjuntural à época em que elas ocorrem.
 
Ora acontece que a história contemporânea de Angola apresenta-se de algum modo como uma, não direi repetição, mas sim uma reprodução de­feituosa de um período da história de Inglaterra dos primórdios do século XIV, celebrada pelas nar­rativas das aventuras de um herói que se tornou fa­moso por roubar os ricos e dar aos pobres, refiro-me a Robin dos Bosques (Robin Hood).
 
Existem inúmeras versões da saga anglo-saxónica ref­erente a esse personagem: são tantas que se chega ao ponto de ser impossível saber onde está a verdade, tanto assim que Robin Hood, hoje é mais um mito do que personagem histórico.
 
Contudo, segundo fontes de diversas origens, Robin continua a existir para quem vive hoje em Not­tingham, cidade no centro de Inglaterra que serve de cenário à maioria das baladas iniciais que lhe são dedicadas. Além das está­tuas, há as ruas baptizadas com o seu nome e um fes­tival anual que lhe é dedi­cado. E há também o que resta da Floresta de Sher­wood, onde é possível en­contrar a árvore em redor da qual o bando de Robin se reunia em conselho.
 
Por outra, “Robin Hood” é, desde sempre, por mo­tivos que as versões às vezes alteram, um fora-da-lei. As referências históricas que sustêm as diferentes teorias da sua existência, prendem-se, aliás, na maior parte dos casos, com registos da sua comparência em tribunais. Existem muitos candida­tos a ter em conta, mas, em todo o caso, a páginas tantas o herói escolheu a vida clandestina da flo­resta depois de ter sido injustiçado e a sua opção é partilhada por uma grande parte do povo, acabando Robin por formar um exé­rcito com o qual se opõe à maldade que o rodeava.
 
Na História, Robin Hood, que ganha o apelido por usar um hood (tipo de chapéu com pena) vence o príncipe John e casa-se com Maid Marian, sobrin­ha de Ricardo. No fim da história, Ricardo Coração de Leão reaparece após sua derrota em terras es­trangeiras e nomeia Robin Hood cavaleiro, tornando o nobre novamente. Hap­py End.
 
OS ROBIN HOOD ANGOLANOS
 
Não sei se estou a ser se­guido nas entrelinhas, mas aqui deixo ficar a minha interpretação, esta narra­tiva tem muito a ver com o que se passou em Angola a partir do momento em que os angolanos deram início à luta pela libertação na­cional.
 
Havia em Angola um “Principe de má memória, o Colono. Agostinho Neto chegou, viu e venceu, foi ele o Robin Hood angolano que ficou na história, em­bora tivesse havido alguns mais, antes e depois dele. Tal como o herói inglês, o nosso Robin Neto con­seguiu escorraçar o “prínc­ipe” do poder, (“o problema é resolver os problemas do povo”, dizia ele), venceu o Colono e tomou o poder. E neste ponto há divergência com a lenda original.
 
Neto, por assim dizer, auto-proclamou-se “príncipe” o que teve como conse­quência ter aparecido outro Robin Hood, o qual, rapi­damente também mostrou que queria ser “príncipe” e se tornou legenda. Refu­giou-se na floresta do sul de Angola e combateu o auto-proclamado “príncipe” Neto e o seu sucessor, JES. Combateu até à morte. Eis a diferença.
 
Infelizmente!
 
Para nossa desgraça colectiva, o nosso “prínc­ipe” actual, ou seja, os de­tentores do poder, estão cada vez mais insensíveis e adulteram os mais elemen­tares conceitos universal­mente reconhecidos. Em Angola o actual Robin dos Bosques rouba os pobres para dar aos ricos.
 
Os exemplos estão à mão de semear. Os dirigentes negros retiram as terras ao povo para as distribuir pelos ricos, visando erguer condomínios selectivos e consumarem a política de discriminação. Não será para afastar das cidades a maioria dos pretos? Não vemos outra razão. Eles têm vergonha da maioria dos angolanos, que ap­enas são reconhecidos em vésperas da fraude eleito­ral.
 
Quanto aos serviços que lhes são devidos e consa­grados por tradições ances­trais e pela Constituição, basta ver o estado calami­toso dos hospitais públicos e as condições deploráveis em que trabalham os médi­cos angolanos.
 
Basta olhar para o outro lado e constatar que as escolas erguidas para pre­tos são uma imagem tão degradante que o minis­tério da Educação de Ed­uardo dos Santos adoptou, igualmente, um programa curricular tão básico que a maioria dos angolanos não precisa de saber o que lhes é muito defeituosamente ensinado para transitar de classe. E tudo isso visando a perpetuação no poder da claque, pois os seus filhos, a começar pelos do Presi­dente, estudam em esco­las estrangeiras ou no es­trangeiro….
 
E por aí fora, numa pro­cissão de engalanados eventos, sumptuosos in­vestimentos e edificações grandiosas das novas Catedrais das sociedades modernas, estádios, arenas e torres monumentais, um Parlamento a fazer inveja a Obama…
 
Noutro extremo ou no mesmo, alguns dirigentes do regime adoram exibir relógios de mais de 50 mil euros, carros de 200 a 500 mil dólares e/ou contas milionárias, conseguidas através da locupletação de dinheiro do erário público.
 
A liberdade de imprensa e de expressão, está con­fiscada, feita em compota, marmelada cozinhada para o povo sem instrução, o voto em Angola não tem o mesmo valor de outras paragens democráticas, o “voto regime” tem uma cumplicidade institucional com a fraude.
 
E nesse pavonear saloio de manutenção do poder a qualquer custo, o “prínc­ipe”, seus familiares e a sua corte, consideram-se herdeiros das riquezas de todo um povo, atirado para a mais reles miséria e in­digência.
 
É triste, quase dá para desi­stir de gritar por liberdade, mas, quando vejo na Áfri­ca do Sul, um país inteiro vergar-se à evolução do estado de saúde de Nelson Mandela, tenho o sonho de um dia poder assistir à en­trada serena e confiante do Presidente de Angola num hospital público do nosso amado país sem receio de ser contaminado por uma seringa utilizada por três ou mais pacientes. No entanto, se este sonho não se con­cretizar antes, deixarei uma procuração irrevogável para o meu bisneto poder assistir a isso e reportar, pois partirei antes de essa nova aurora pacífica ser uma realidade em Angola.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana