segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Síria: MAIS DE 11 MIL CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORTOS NO CONFLITO

 


Mais de 11 mil menores foram mortos no conflito sírio, 128 dos quais vítimas de armas químicas e 389 abatidos por atiradores furtivos, segundo um relatório divulgado hoje pelo centro de reflexão britânico Oxford Research Group.
 
De acordo com estes dados, 11.420 sírios com 17 anos ou menos, foram mortos desde o início do conflito sírio, em março de 2011, até ao fim de agosto de 2013.
 
No total, foram registados 113.735 mortos, entre civis e combatentes.
 
O relatório refere que 764 menores foram mortos sumariamente e 112 destes "foram torturados", cinco com sete anos e 11 com idades entre os oito e os 12 anos.
 
De acordo com o mesmo documento, "128 crianças foram registadas como tendo sido mortas por armas químicas em Ghouta, a 21 de agosto de 2013", num ataque atribuído pela oposição síria e por países ocidentais a forças do regime de Damasco.
 
Os adolescentes foram mais visados do que as crianças mais novas e os rapazes são duas vezes mais atingidos do que as raparigas.
 
Uma revolta popular iniciada na Síria em março de 2011 contra o regime do presidente Bashar al-Assad transformou-se, ao fim de alguns meses de repressão, numa violenta guerra civil.
 
Diplomatas russos, norte-americanos e da ONU devem reunir-se na segunda-feira em Genebra para marcar a próxima conferência internacional de paz destinada a encontrar uma solução política para o conflito. Prevê-se que janeiro seja a data escolhida, de acordo com fontes diplomáticas.
 
Após a reunião, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, deverá anunciar a data da conferência, que já foi várias vezes adiada.
 
Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana