segunda-feira, 25 de novembro de 2013

TAILANDESES A FAVOR E CONTRA O GOVERNO MANIFESTAM-SE EM BANGUECOQUE

 


Milhares de pessoas nas ruas de Banguecoque em protesto contra Governo
 
25 de Novembro de 2013, 16:43
 
Banguecoque, 25 nov (Lusa) -- Milhares de pessoas manifestaram-se hoje nas ruas junto à sede do Governo e do Ministério dos Negócios Estrangeiros tailandês em Banguecoque exigindo a saída do Governo Yingluck Shinawatra.
 
A manifestação acontece ao mesmo tempo que milhares de "camisas vermelhas", seguidores da primeira-ministra se manifestaram no estádio nacional Rajamangala, com capacidade para 49.000 pessoas, contrariando a mobilização antigovernamental.
 
Na noite de domingo, Suthep Thaugsuban, antigo vice-primeiro-ministro e ex-deputado do Partido Democrata, hoje na oposição, sublinhou que o protesto não visa apenas a queda do Governo, mas também o fim do "regime Thaksin", numa referência ao antigo chefe do Governo, deposto e julgado por corrupção, e irmão de Yingluck.
 
"Não iremos parar mesmo depois de Yingluck Shinawatra se demitir ou seja dissolvido o parlamento", afirmou Suthep perante milhares de manifestantes no Monumento à Democracia.
 
Na próxima sexta-feira, o Governo de Yingluck vai submeter-se a uma moção de censura depois da crise desencadeada pela proposta de lei de amnistia recusada pelo Senado, e a iniciativa de reformar o Senado bloqueada pelo Tribunal Constitucional.
 
A lei da amnistia determinava o perdão dos condenados por crimes políticos, incluindo a corrupção, pilhagem e homicídio desde 01 de janeiro de 2004 até agosto de 2013, excetuando aqueles que estavam acusados de crimes contra a monarquia.
 
A oposição denunciou que a lei pretendia "branquear" os abusos cometidos no passado e permitir o regresso ao país de Thaksin Shinawatra, deposto por um golpe militar em 2006.
 
O Governo de Yingluck pretendia também reformar o Senado para que todos os seus membros fossem eleitos nas urnas já que atualmente metade dos membros é nomeada por um comité.
 
Ao protesto liderado por Suthep Thaugsuban juntaram-se vários grupos conotados com a oposição ao governo.
 
Os camisas vermelhas são membros do movimento civil criado após o golpe militar de 2006 com o objetivo de restabelecer em funções o deposto primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, irmão mais velho de Yingluck.
 
Nas ruas, o movimento de camisas vermelhas está associado à Frente Unida para a Democracia e Contra a Ditadura, enquanto na política está associado ao partido Puea Thai.
 
Em 2010, com um governo liderado pelo Partido Democrata, os camisas vermelhas ocuparam o centro financeiro de Banguecoque durante mais de dois meses para obrigar o Executivo a abandonar o poder, um protesto que resultou em 92 mortos, 1.800 feridos e milhares de dólares em prejuízos económicos e materiais.
 
Um ano depois, Yingluck abandonou a carreira empresarial e sem qualquer experiência política candidatou-se à chefia do Governo que viria a conquistar em julho.
 
JCS // JCS
 
Manifestantes entram em ministério tailandês em maior protesto desde 2010
 
25 de Novembro de 2013, 19:12
 
Banguecoque, 25 nov (Lusa) - Centenas de partidários da oposição tailandesa que reclama a demissão da primeira-ministra invadiram hoje um ministério e ameaçam ocupar outros edifícios governamentais, último desenvolvimento do movimento de rua mais importante desde a crise de 2010.
 
Ao início da tarde de hoje, centenas de manifestantes entraram no complexo do ministério das Finanças, relatou uma jornalista da AFP.
 
"É a última etapa da desobediência civil", declarou à multidão Suthep Thaugsuban, um dos dirigentes do Partido Democrata, principal partido da oposição, que entrou no complexo com os manifestantes.
 
"Se os funcionários não pararem o seu trabalho, nós tomaremos todos os ministérios amanhã para mostrar que o sistema de Thaksin não tem legitimidade para dirigir o país", acrescentou, numa referência à antiga primeira-ministra no exílio, Thaksin Shinawatra, que continua no coração da política do reino.
 
Muitas dezenas de milhares de opositores ao governo de Yingluck Shinawatra, irmã de Thaksin, marcharam hoje de manhã em direção a uma dezena de locais, incluindo as sedes da polícia, do exército e das cadeias de televisão.
 
A gritar "Thaksin rua, o exército connosco", alguns participantes apelaram a uma intervenção militar num país que teve 18 golpes de Estado ou tentativas desde o estabelecimento da monarquia constitucional em 1932, entre os quais o que depôs Thaksin em 2006.
 
Simbolicamente, os manifestantes entregaram rosas aos membros das forças de segurança.
 
Espalhados pela capital tailandesa, os manifestantes agitavam bandeiras tailandesas num ruído ensurdecedor de apitos que se tornou o seu sinal de ligação.
 
As ruas do centro da cidade, habitualmente engarrafadas, só tinham manifestantes e o acesso à sede do governo estava bloqueado por grandes blocos de cimento.
 
Os partidários da oposição, entre 150 e 180 mil segundo as autoridades, mas mais segundo os organizadores, já se tinham reunido no domingo após semanas de mobilização quase diária, que faz temer excessos numa cidade habituada a violência política.
 
A última crise, na primavera de 2010, viu cerca de 100 mil "camisas vermelhas", fiéis a Thaksin, ocupar o centro de Banguecoque durante dois meses para reclamar a demissão do governo de então, dirigido pelo chefe do partido democrata Abhisit Vejjajiva.
 
FPA // PJA
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana