sábado, 7 de dezembro de 2013

A Educação é a chave fulcral para o desenvolvimento de Timor Leste

 


Roger Soares* - Tempo Semanal (tl), opinião
 
A Educação apresenta-se como um meio basilar  e relevante para o desenvolvimento de qualquer sociedade, e é igualmente, em si mesma, o trampolim para o desenvolvimento do capital humano. Dada a relevância e determinação assumidas pela Educação no Homem e na Sociedade, escusado será dizer, a extrema importância que os instrumentos e meios utilizados e aplicados no sistema de ensino, adotados pelo Ministério da Educação, assumem no desenvolvimento das pessoas, instituições e sociedade, em geral. Prova disso, tem sido o nosso sistema de ensino, não pelas melhores razões mas sim pela urgência de um novo rumo, assente numa dinâmica mais ativa, eficaz e eficiente, caso contrário estamos a entrar num beco sem saída.

Ora, ficando à responsabilidade do Ministério da Educação esta envergadura, torna-se necessário uma revisão coerente e eficiente, capaz de estabelecer programas concretos e com conteúdos pragmáticos, de modo a promover a qualidade do ensino. 

É necessária uma política objetiva e clara, apostando na melhoria das infraestruturas escolares, na qualidade do ensino, bem como atender ao desenvolvimento de competências e capacidades dos docentes.

No que toca ao domínio das Línguas, oficiais e de trabalho, no sistema de ensino há, claramente, o predomínio do Tétum, Malaio e Inglês, ficando o Português, de certa forma,  "marginalizado". Esta situação revela desinteresse do Ministério da Educação em promover a Língua Portuguesa.
 
Como incentivo e estímulo a todos os estudantes e académicos, é importante a colocação dos bolseiros formados no estrangeiro no sistema do Governo timorense, uma vez que o Ministério da Educação é a entidade responsável pelo pagamento dos estudos, fora do país, desses bolseiros. Por isso, o Ministério deve, moralmente, coordenar com os outros Ministérios a inserção desses bolseiros formados, e de acordo com as suas formações específicas, nos diferentes Ministérios, para poderem contribuir com os seus conhecimentos e aptidões no processo de construção do país. Como tal,  é bem salientar a necessidade de revisão dos programas e instrumentos aplicados pelo Ministério para a promoção e enriquecimento do sistema de ensino timorense. Caso contrário, continuaremos a ter um sistema de ensino medíocre e sem capacidade de mudança positiva para todo o pessoal estudantil e docente, quer no âmbito da produtividade intelectual e capacidade de competitividade, quer no acesso aos materiais escolares necessários.

Por outro lado, o Ministro da Educação tem demonstrado muita teoria e pouca prática ao traçar os seus planos, na medida em que o sistema de ensino se encontra estagnado. Além do mais, o Ministro tem optado por rejeitar a opinião pública, dando primazia à sua assessoria internacional, e daí os planos apresentados não corresponderem com a natureza educacional de Timor-Leste.
 
Assim, num país em processo de desenvolvimento, a Educação é a chave fulcral para a sua construção. Mas se continuarmos a ter uma educação desta natureza não iremos concretizar os nossos sonhos, um Timor-Leste próspero, consolidado, forte e desenvolvido, pois a nossa base está desorientada. Como tal, é essencial um maior empenho e esforço por parte do Ministério da Educação em prosseguir com o desenvolvimento intelectual e cívico do país.  
 
*Rojer Soares, licenciado em Estudos Europeus pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana