terça-feira, 10 de dezembro de 2013

CAVACO SILVA TRESANDA A HIPOCRISIA NA HOMENAGEM A MANDELA

 


Cavaco Silva, presidente da República de Portugal, está presente nos funerais de Nelson Mandela, o que não deixa de ser descabido quando a polémica remonta desde há décadas quando na ONU Portugal votou contra a luta de Mandela e as causas que o levaram a estar preso pelo regime sul-africano do apartheid.
 
É impossível Cavaco homenagear sinceramente um homem de punho fechado, radical de direita como ele é. Muitas vezes encapotado, mas é um radical de direita. Denunciado saudoso do regime salazarista e colonial-fascista. Recaiu nele, enquanto PR, representar Portugal. Sobressai a hipocrisia e sinuosidade do personagem. Mais valia que Machete, ministro dos Negócios Estrangeiros, avançasse e fosse ele a representar Portugal, por razão de dignidade, pois neste governo talvez outro não se vislumbre com algum passado anticolonialista mais marcado e até anti-apartheid. Do mal o menos. De Cavaco e do passado de Cavaco (no presente ainda pior) é que tudo não passa de fonte de vómitos.
 
A hipocrisia presente nos funerais de Mandela tresanda, tanto relativamente à representação de Portugal como de uns quantos de outros países. Foi isso que já afirmámos dias atrás no título que se segue e que republicamos. Não é em excesso que o fazemos mas sim para que não seja confundido o que foi e é daquilo que não é. É a opinião de alguns (ou muitos) e a manifestação da nossa homenagem e elevado respeito ao grande homem que foi Nelson Mandela. (António Veríssimo – Redação PG)
 
NELSON MANDELA MORREU, NEM TODA A HUMANIDADE ESTÁ DE LUTO
 
Tudo que se possa dizer sobre Mandela será uma ínfima parte da sua verdadeira estatura política, moral e cívica enquanto ser humano. Como ele já não existe outro ser humano. Outros como ele já nos deixaram fisicamente e agora restam os seus legados de humanidade, liberdade, justiça e democracia, Gandi foi um deles. Não parece que mundialmente os líderes atuais saibam preservar esses mesmos legados, de grandes homens, de grandes líderes, de grandes seres humanos. É impossível que lideranças anãs, em débito total para com os valores que importam e são imprescindiveis à humanidade, saibam fazer prosseguir e desenvolver o legado de Mandela, como não o souberam fazer no exemplo de Gandi.
 
Os atuais líderes mundiais debitam agora - e sempre que lhes for politicamente oportuno e vantajoso – falsas e elogiosas palavras sobre o gigantesto ser humano que foi Mandela, mas nada mais que isso. Melhor seria ficarem calados e envergonhados por não saberem e/ou não quererem seguir o caminho apontado por Mandela, antes por Gandi, e por outros grandes seres humanos que, esses sim, foram bons homens e mulheres, bons líderes… mas sempre traídos nos seus bons exemplos, nas suas lições. Nas suas grandes caracteristicas de humanidade, liberdade e justiça.
 
Mandela morreu para o mundo mas não para os justos. Nem toda a humanidade está de luto, principalmente a classe dos atuais líderes mundiais medíocres não está de luto mas sim com roupagens de hipocrisia. Os que ele sempre defendeu, os explorados e oprimidos, estão de luto. (Redação PG)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana