segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

ECONOMIA: RISCO DE CABO VERDE DEGRADA-SE

 


O risco de Cabo Verde degradou-se, segundo o relatório da The Economist Intelligence Unit de Dezembro, tendo a pontuação piorado em 10 pontos, numa escala de cem, passando de 40 para 30. Esta deterioração deve-se, principalmente, ao aumento dos desequilíbrios macroeconómicos, à degradação do risco do comércio externo e à baixa da pontuação para o risco financeiro.
 
A degradação dos equilíbrios macroeconómicos resulta do substancial abrandamento económico e do aumento do défice do Orçamento do Estado. Para isso contribui a dívida pública a crescer rapidamente em 2013, aproximando-se “perigosamente” dos 100 por cento do PIB. Cabo Verde, segundo a publicação inglesa, com sede em Londres, passou de uma dívida pública de 63,9% do PIB, em 2008, para 77.6% do PIB, em 2010, e para próximo ano abeira-se dos 100%.
 
Igualmente, o risco do comércio externo aumentou, com uma quebra do indicador do modelo utilizado pela The Economist, que passou de 60 para 57 pontos. Neste particular, e conforme os indicadores de desenvolvimento do Banco Mundial, a tarifa média ponderada aplicada às importações permanece elevada em Cabo Verde, colocando o país entre os mais proteccionistas do mundo.
 
Igualmente, a pontuação para o risco financeiro agravou-se em cinco pontos, caindo de 43 para 38. Isso resulta da forte e crescente dependência de Cabo Verde às transferências unilaterais, em queda, e à diminuição do investimento directo externo.
 
Tal situação limita a capacidade do sistema bancário para absorver choques negativos, especialmente devido à exposição do sistema bancário. Ademais, de acordo com o mais recente relatório do Banco de Cabo Verde, a rentabilidade do sector bancário tem estado a diminuir de forma sistemática, agravando as ameaças a que está sujeito.
 
Esta degradação do rating de Cabo Verde pela The Economist é coincidente com a decisão da Fitch Ratings, que recentemente diminuiu a classificação do nosso arquipélago em moeda nacional de BB- para B+, mantendo o nível de risco em moeda estrangeira e fixando o Outlook em terreno negativo para ambas as moedas. A agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P) baixou também de "estável" para "negativa" a perspectiva de crédito soberano (Sovereign Credit Outlook) de Cabo Verde.
 
Cabo Verde é um dos 13 países que viram o seu rating diminuído, agora em Dezembro, por esse importante critério de classificação da saúde económica e financeira mundial efectuado pela The Economist.
 
A Nação (cv)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana