quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

LUANDA E LISBOA ESTÃO EM CONTACTOS

 

Jornal de Angola
 
O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, confirmou ontem, em Luanda, existirem contactos entre a diplomacia de Angola e de Portugal para a realização de um encontro de concertação política bilateral.
 
Em declarações à Radiodifusão Nacional de Angola, Georges Chikoti reafirmou que “não vai haver uma cimeira ao mais alto nível entre Angola e Portugal no próximo ano”.

“A cimeira não vai ser realizada. Esse assunto já foi resolvido há muito tempo. Há concertações entre o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal para que, eventualmente, os ministros possam preparar um encontro bilateral”, esclareceu. Georges Chikoti negou a existência de qualquer tensão entre Luanda e Lisboa.

Em Novembro último, o ministro das Relações Exteriores afirmou à Rádio Nacional de Angola que “não há nada para negociar entre Angola e Portugal e que cada Estado vai seguir o seu rumo”.

Georges Chikoti disse que Angola e Portugal têm “prioridades diferentes”, mas que as relações diplomáticas entre os Estados são normais e devem ser mantidas.

O ministro salientou que “Angola tem uma posição política que segue e Portugal tem a sua”, o que mostra, senão que cada um dos países tem prioridades eventualmente diferentes, que “cada Estado vai seguir o seu rumo”. Georges Chikoti referiu que Angola não é um país isolado e vai continuar a cooperar com aqueles com os quem mantém relações diplomáticas. Angola, declarou, quer consolidar as relações diplomáticas existentes e atrair novos parceiros para a reconstrução nacional e trocas comerciais.

Sem comentários:

Mais lidas da semana