segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

RÚSSIA DESLOCA MÍSSEIS NUCLEARES PARA PERTO DA UNIÃO EUROPEIA

 


O ministério da Defesa russo revelou hoje que deslocou mísseis nucleares Iskander para perto das fronteiras da União Europeia (UE), em resposta à instalação do contestado escudo de defesa aéreo norte-americano.
 
O diário alemão Bild referiu no fim de semana que a Rússia instalou nos últimos 12 meses mísseis balísticos no enclave de Kalininegrado, situado entre a Polónia e a Lituânia.
 
Um alto responsável oficial russo referiu em resposta que diversas baterias de mísseis Iskander foram estacionadas no Distrito militar ocidental da Rússia, uma região que inclui o enclave que faz fronteiras com países integrados na UE.
 
No entanto, não confirmou a instalação dos mísseis em Kalininegrado.
 
"Os sistemas de míssil tático-operacional Iskander foram de facto enviados para as forças de mísseis e artilharia do Distrito militar ocidental", referiram as agências russas ao citarem o porta-voz do ministério da Defesa, Igor Konashenkov.
 
O porta-voz assegurou ainda que esta decisão "não viola qualquer tratado ou acordo internacional" e por isso não deve ser motivo para protestos do ocidente.
 
Em 2011 o Kremlin tinha admitido o envio de mísseis e curto e médio alcance par as fronteiras orientais da UE, em resposta à instalação do sistema de defesa de mísseis da NATO.
 
Os EUA e a NATO argumentam que o escudo não é dirigido contra a Rússia mas antes destinado a proteger o ocidente de potenciais ataques dos designados "Estados párias".
 
Contudo, Moscovo receia que o sistema, que integra radares terrestres e satélites para orientar a trajetória dos mísseis, possa tornar-se numa arma ofensiva dirigida a território da Rússia.
 
O Kremlin também acredita que, no futuro, o sistema poderá propagar-se a tal ponto que tornará ineficaz o vasto arsenal nuclear da Rússia.
 
Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana