terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Tailândia: Líder da oposição garante que protestos em Banguecoque vão continuar

 


Banguecoque, 03 dez (Lusa) - O líder dos protestos na Tailândia, o ex-vice-primeiro-ministro no Governo do Partido Democrata (2008-2011) Suthep Thaugsuban, afirmou que as manifestações vão continuar, depois de hoje os seus seguidores terem ocupado as sedes do Governo e da Polícia Metropolitana.
 
"Podemos celebrar, mas não podemos deixar-nos levar. O 'regime de Thaksin' ainda continua", defendeu Suthep durante um discurso transmitido pelo canal Blue Sky.
 
"O nosso objetivo é a total erradicação do 'regime Thaksin', assinalou, garantindo que não voltará a exercer política no seio das fileiras do Partido Democrata, que integrava como senador até há umas semanas.
 
Suthep acusa a atual primeira-ministra, Yingluck Sinawatra, de corrupção e de ser um fantoche nas mãos do seu irmão mais velho, Thaksin, que, de acordo com os seus opositores, governa o país a partir do exílio.
 
O movimento antigovernamental recusou, mais uma vez, parar os protestos em troca da demissão de Yingluck e da dissolução do Parlamento com vista à realização de eleições.
 
"Novas eleições agora só serviriam para mais compra de votos. Eles compram o seu caminho para o poder", disse Suthep, numa referência à família Shinawatra e ao partido político que lideram.
 
"Devemos ser pacientes. Um golpe de Estado leva apenas três horas. A batalha requer tempo porque nós só temos coração e as mãos vazias", acrescentou, dirigindo-se aos seus seguidores, em declarações citadas pela agência Efe.
 
Após dois dias de intensos confrontos, os manifestantes conseguiram entrar hoje, sem resistência, nas sedes da Polícia Metropolitana e do Governo na capital tailandesa.
 
DM // PMC - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana