terça-feira, 15 de abril de 2014

Timor-Leste: PARLAMENTO NACIONAL UTILIZA A LÍNGUA PORTUGUESA




Díli – O Parlamento Nacional utilizou a língua portuguesa como o único idioma na discussão semanal entre os membros, que decorre todas as terças-feiras.

Os deputados do Parlamento Nacional começaram a usar a língua portuguesa nos seus debates esta segunda-feira, 14 de Abril. A decisão foi tomada com o fim de conferir respeito pela língua oficial do país e melhorar a forma como é utilizada por alguns deputados. 

A PNN observou que o uso do português no debate não ajudou muitos deputados a pronunciarem-se na discussão. O número de pessoas que falaram no debate foi menor e, em seguida, usaram o tétum.

O deputado da FRETILIN, Francisco Miranda Branco, disse que a língua portuguesa ainda está na etapa de aprendizagem. «O português é uma das duas línguas oficiais de Timor-Leste, como está escrito na Constituição», disse Francisco Miranda Branco, que espera que a política ajude a melhorar o uso do idioma pelos deputados. 

António Serpa, deputado do CNRT, disse que muitos membros do Parlamento não sabem falar português mas está satisfeito porque podem falar na secção de discussão.

«Congratulo os membros do Parlamento que não aprenderam português no passado, mas que podem falar na discussão para transmitirem as suas ideias sobre como melhorar as vidas das pessoas», disse António Serpa.

O Secretário de Estado do Parlamento, Nélio Izaac, disse que usar a língua portuguesa no Parlamento é uma das obrigações dadas pela instituição soberana do Estado através da Constituição.

De acordo com o Censo 2010 de Timor-Leste, perto de 90% dos timorenses usam tétum no seu dia-a-dia. Estima-se que 35% utilize a língua indonésia fluente e 23,5% saiba ler e escrever em Português. Este é um número impressionante tendo em conta que em 2002 menos de 5% dos timorenses entendiam o português.

O Prémio Nobel da Paz e ex-Presidente do Timor-Leste, José Ramos-Horta, disse que em dez anos, pelo menos metade do povo iria utilizar o português, e o tétum será tão colorido e animado, mas melhor dotado para enfrentar os desafios que vêm com a abertura do país para o mundo.

O Governo Português e Timor-Leste estão a trabalhar em conjunto para desenvolver a língua portuguesa no país.

A Universidade Nacional de Timor Lorosae vai criar uma instituição de português no país. O centro será inaugurado durante o seminário da CPLP este ano.

Timor Digital - (c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana