sábado, 27 de setembro de 2014

China: ESTUDANTES DE MACAU SOLIDÁRIOS COM PROTESTOS EM HONG KONG



FLORA FONG – Hoje Macau - *com Filipa Araújo

Cerca de meia centena de assistentes sociais e estudantes de Macau manifestou-se na Praça Flor de Lótus num gesto de solidariedade para com os colegas da região vizinha

Os protestos organizados por estudantes de várias instituições de ensino de Hong Kong não estão a passar indiferentes a Macau. Um grupo de mais de 50 assistentes sociais e estudantes da área juntou-se ontem na Praça Flor de Lótus, em Macau, erguendo cartazes onde se lia “apoiamos o boicote às aulas dos estudantes de Hong Kong”.

Luzia Ho, uma das organizadores da concentração, apelou, através de um evento criado na rede social Facebook, à participação dos estudantes de Macau. A organizadora considera que o boicote deve ser apoiado por todos, realçando que os alunos não devem manter uma postura de descuido das matérias que estão em causa e que motivam as manifestações na região vizinha.

Recorde-se que, em Hong Kong, fazem-se ouvir protestos contra o Governo Central devido ao facto de Pequim ter decidido transformar a promessa de sufrágio directo para a escolha do Chefe do Executivo, em 2017, num sufrágio que tem de escolher apenas líderes apontados previamente pelo próprio Governo.

Segundo um ‘post’ publicado na página do evento, a organizadora afirma que é a semelhança com o que se passa em Macau que faz com que haja este apoio. “Nos últimos anos, Macau e Hong Kong enfrentaram as mesmas discussões sobre a reforma política e, por isso, na sua opinião, os assistentes sociais devem mostrar a solidariedade como agentes activos na sociedade em que estão.” Luzia Ho mostra-se ainda defensora de uma “caminhada conjunta” pela democracia entre Hong Kong e Macau.

ACTIVISTA MARCA PRESENÇA

O activista residente de Macau, Wong Kin Lon, está a estudar no primeiro ano do curso de Política e Administração na Universidade Chinesa de Hong Kong e não quis deixar de estar presente na semana de boicote às aulas. “Gostava que este protesto para a reforma política de Hong Kong tivesse influência em Macau”, afirmou o aluno ao HM.

Na opinião do aluno, os residentes de Macau devem “também apoiar o desenvolvimento democrático de Hong Kong e todos os seus movimentos civis, para que haja um sufrágio”, explica.

Questionado sobre o futuro de Macau, Wong Kin Lon mostra-se reticente. “Não prevejo uma proposta de reforma política melhor em Macau, que é um sítio bem mais conservador que Hong Kong, mas poderia surgir uma igual”, diz, reforçando que “só depois de Hong Kong conseguir uma mudança, é que Macau perceberá que também poderá seguir o mesmo caminho”.

Wong Kin Lon, que marcou presença em vários movimentos civis em Macau ao lado de Jason Chao e Sou Ka Hou, clarificou que a causa pela qual os alunos estão a lutar vale a perda das matérias que iriam aprender. “Vale a pena lutar por um sistema político mais democrático”, concluiu.

Apoios a subir

Na mesma página, foi feito um convite ao estudantes de Macau. O que se propõe é que os alunos tirem uma fotografia ao seu cartão de estudante e a coloquem na sua página pessoal com o título “Apoiamos o boicote às aulas dos estudantes de Hong Kong”. Até ao fecho desta edição, já 30 fotografias circulavam na rede social de alunos da Universidade de Macau, Instituto Politécnico, Universidade da Cidade de Macau e da Universidade São José, entre outras entidades escolares.

Leia mais em Página Global

Leia mais em Hoje Macau

Sem comentários:

Mais lidas da semana