segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Moçambique: Dhlakama reúne-se com Guebuza antes de iniciar sua campanha




Eleições 2014: O líder da Renamo continua a ser o grande ausente do processo político-eleitoral e a sua entrada poderá acontecer esta semana, após encontro com armando Guebuza

O Presidente da República, Armando Guebuza, e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, poderão encontrar-se, finalmente, na próxima sexta-feira, em Maputo,  para homologar os acordos de cessar-fogo e outros alcançados em sede do diálogo político.

De acordo com um comunicado da Embaixada da Itália, citado pela AIM, o líder da Renamo manifestou a sua disponibilidade de retornar a Maputo, esta quinta-feira.

De acordo com a mesma fonte, esta decisão surge na sequência de um encontro que manteve em Gorongosa com uma delegação do governo italiano.

Fontes da AIM em Nampula dizem ter visto a delegação italiana, que se fazia acompanhar de Ivone Soares, deputada parlamentar da Renamo, à saída de um encontro com o estadista Armando Guebuza.

Segundo consta, a delegação italiana que manteve, no sábado, encontro com Dhlakama, na serra da Gorongosa,  era composta por Dom Matteo Zuppi, da Comunidade de Sant’Egidio; embaixador da Itália acreditado em Moçambique, Roberto Vellano; e vice-ministro do desenvolvimento económico, Carlo Calenda.

Na ocasião, Dhlakama garantiu à delegação italiana o seu empenho para que as eleições decorram num clima pacífico e sereno, tendo pedido ao Governo para que garanta o cumprimento de todos os passos posteriores ligados à aplicação dos acordos, a partir da ratificação parlamentar dos mesmos num breve espaço de tempo.

O documento adianta que depois do acordo de cessação das hostilidades e sobre as modalidades de desenvolvimento das eleições, continua aberta a questão da saída de Afonso Dhlakama de Gorongosa e o seu regresso à normal actividade política.

A deputada Ivone Soares confirmou,  através da sua página no facebook o encontro na sexta-feira próxima.

“Hoje estive com o Presidente da República, Armando Guebuza. Foi um encontro muito cordial. A boa nova é que teremos o frente a frente Guebuza - Dhlakama, sexta-feira, em Maputo”, escreve Soares no “facebook”.

Dhlakama ausente da campanha

Dhlakama foi o grande ausente no arranque da campanha eleitoral que entrou hoje no seu segundo dia. A ausência de Dhlakama foi anunciada na passada sexta-feira, pelo seu porta-voz, António Muchanga, em conferência de imprensa.

O anúncio da ausência de Dhlakama surgiu depois de ter sido anunciado que o mesmo deixaria as matas de Gorongosa no sábado, com destino ao distrito de Chibabava, onde iria visitar o seu pai, antes de dar início à campanha eleitoral, na cidade da Beira.

Ao que tudo indica, Dhlakama poderá dar início à sua campanha, de forma activa, depois do encontro com Guebuza.

Ainda esta semana, espera-se que a Assembleia da República convoque uma sessão extraordinária que vai transformar o acordo de cessar-fogo em Lei, uma das exigências colocadas por Dhlakama.

O País (mz)

Sem comentários:

Mais lidas da semana