segunda-feira, 10 de novembro de 2014

CRIMINALIDADE EM MACAU SUBIU 3,8% ENTRE JANEIRO E SETEMBRO




Macau, China, 10 nov (Lusa) - A criminalidade em Macau aumentou 3,8% nos primeiros nove meses do ano, tendo sido registados 10.576 crimes, revelou hoje o Secretário para a Segurança, Cheong Kuoc Va.

Na conferência de imprensa de balanço da criminalidade entre janeiro e setembro, Cheong Kuoc Va assinalou que os crimes contra as pessoas subiram 5,5%, para 2.006 casos, os crimes contra o património aumentaram 3,9%, para 5.927, e os crimes contra o território subiram 10,4%, para 677.

Apesar da pouca expressão no total da criminalidade de Macau foram registados mais 30,6% de casos de delinquência juvenil, totalizando 47 situações, que envolveram 65 jovens, ou mais 18,2%.

Em sentido inverso, caíram 2,6% os crimes contra a vida em sociedade, para 686, disse o governante.

Ao longo dos primeiros nove meses do ano, as autoridades de Macau detetaram também 1.012 imigrantes ilegais oriundos da China continental, num aumento de 5,1% dos casos.

Já com excesso de permanência, e oriundos da China continental, foram identificados 3.426 pessoas, ou menos 2,1%, nos titulares de visto individual da China e 31.198 pessoas, ou mais 21,5%, com vistos comuns.

Os registos de estrangeiros com excesso de permanência subiram 1,5%, para 2.212 casos.

Cheong Kuoc Va destacou também que desde o início do ano Macau não registou qualquer caso de homicídio e que a subida da criminalidade violenta em 8,3%, para 589 casos, se ficou a dever, fundamentalmente, aos crimes de usura e extorsão - também classificados nos crimes contra o património.

Na conferência de imprensa, Cheong Kuoc Va escusou-se a fazer um balanço dos quase 15 anos que já cumpriu como responsável governamental pela pasta da segurança e lembrou os jornalistas de que em breve "serão conhecidos" os futuros titulares dos principais cargos, inclusivamente o do novo responsável pela segurança, mas não manifestou qualquer sinal sobre a sua continuidade no Governo.

JCS // ARA

Sem comentários:

Mais lidas da semana