segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Organização timorense alerta para condução imprudente de veículos da polícia e militares




Díli, 10 nov (Lusa) - A organização timorense Fundação Mahein alertou hoje, em comunicado, para a condução imprudente e irresponsável de veículos da polícia e militares e pediu a criação de um código de conduta para responsabilizar as pessoas.

"A Fundação Mahein está a receber cada vez mais informações sobre veículos da Polícia Nacional de Timor-Leste e das Forças de Defesa a serem conduzidos e usados de forma imprudente e irresponsável não só em Díli, como também nos distritos", refere a organização timorense.

Segundo a Fundação Mahein, a "condução imprudente" está a ser acompanhada por um aumento do número de veículos daquelas forças acidentados nas estradas do país.

"O acidente mais recente ocorreu no passado dia 03 quando um veículo das forças especiais perdeu o controlo e captou na estrada para Liquiçá. A Fundação Mahein suspeita que o motorista conduzia com excesso de velocidade e não tinha conhecimentos básicos sobre como dirigir um carro", refere no comunicado.

Para a Fundação Mahein, o veículo estava a ser usado a título particular, porque o carro tinha no seu interior compras de supermercado e não equipamentos próprios das forças especiais.

"Parece claro que as forças de segurança estão a utilizar os veículos que recebem como meros brinquedos ou um privilégio da sua posição e não parecem preocupados em conduzir de forma prudente e sensata porque estão confiantes de que quando os carros deixarem de funcionar o Governo vai comprar mais", salienta a organização.

Por causa disso, a Fundação Mahein, recomendou às comandantes das unidades para que apenas oficiais com carta de conduções e que demonstrem habilidades sejam autorizados a conduzir veículos oficiais.

A organização pede também a criação de um código de conduta que defina as regras e responsabilidades de quem dirigir um veículo oficial para que qualquer funcionário que viole as regras seja suspenso e punido disciplinarmente.

A Fundação Mahein relembra ainda que os veículos oficiais são para ser utilizados quando as pessoas estão em serviços e devolvidos no final de um turno de trabalho.

MSE // FV

Sem comentários:

Mais lidas da semana