terça-feira, 4 de novembro de 2014

Expulsão de Procurador não afeta relações com Timor Leste -- Governo cabo-verdiano




Cidade da Praia, 04 nov (Lusa) - O ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde garantiu hoje que a decisão do Governo de Timor-Leste de expulsar um magistrado cabo-verdiano do território não vai afetar as "excelentes relações" entre os dois países.

Na segunda-feira, o Governo de Timor-Leste ordenou aos serviços de migração a expulsão de oito funcionários judiciais internacionais, sete portugueses e um Procurador cabo-verdiano.

A medida consta numa resolução do Conselho de Ministros, publicada em Jornal da República, e determina a expulsão dos cidadãos estrangeiros no prazo de 48 horas, depois de serem notificados pelos Serviços de Migração.

Hoje, Jorge Tolentino, que falava aos jornalistas antes do início da reunião do Grupo Local de Seguimento no quadro da Parceria Especial entre a União Europeia e Cabo Verde, indicou que o Governo cabo-verdiano está a acompanhar o caso "com a necessária discrição e todo o cuidado" e fazendo os contactos com as autoridades timorenses.

O ministro disse, porém, acreditar num "desfecho positivo" do caso.

"Não se trata de uma ação específica em direção a esse cidadão cabo-verdiano, mas sim de uma medida que as autoridades timorenses decidiram tomar. Do nosso lado, cabe-nos saber concretamente o que se passa, prestar todo o nosso apoio e salvaguardar o quadro excelente de relações entre Timor-Leste e Cabo Verde", disse Jorge Tolentino.

Questionado sobre se este "incidente" poderá afetar as relações entre os dois países, o chefe da diplomacia cabo-verdiana respondeu que "não pode e nem deve".

"O nosso trabalho, enquanto política externa, é fazer com que, no quadro do diálogo entre as autoridades diplomáticas de Timor-Leste e de Cabo Verde, tudo se esclareça, que os dados sejam colocados em cima da mesa e o relacionamento entre os Estados prossiga com toda a normalidade", concluiu o ministro.

Cabo Verde e Timor Leste mantêm relações de cooperação na área da justiça e na Administração Pública.

Em junho último, o secretário de Estado da Administração Pública cabo-verdiano, Romeu Modesto, e o presidente da Comissão da Função Pública de Timor-Leste, Libório Pereira, assinaram um protocolo de cooperação em atividades de natureza científica, técnica e formativa em áreas de interesse comuns.

As ações de cooperação a empreender abrangem os domínios da prestação de apoio técnico e de consultoria, investigação e formação, cooperação técnica, projetos conjuntos, documentação e informação, troca de experiência e intercâmbio de pessoal docente.

RYPE (MSE/PJA/JSD) // VM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana