quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Timor-Leste vs Portugal: GLÓRIA, GLÓRIA, ALELUIA... MAS TENHAM MUITO CUIDADO!



António Veríssimo, Lisboa

Não podemos nem devemos ignorar a coragem da profissional da Justiça portuguesa Glória Alves. Portuguesa expulsa de Timor-Leste por Xanana Gusmão e seu séquito. Ainda em Díli ela não se coibiu de apontar com lucidez e exatidão os motivos por que tais expulsões estavam a acontecer: Xanana e seus ministros estão embrulhados em operações que configuram corrupção. Crimes, portanto.

Glória talvez não soubesse mas se há coisa que aborreça Xanana Gusmão é desafiar aquele todo-poderoso habituado a manipular, a intimidar e a calar (a bem ou a mal) quem lhe faça sombra e o desmascare. Convenhamos que é muito aborrecido alguém que tem por missão fazer cumprir justiça deitar da boca para fora verdades do gabarito da realidade sobre a envolvência de um ídolo... que afinal tem pés de barro. E disso, ao longo de muitos anos tem sido dado conta mas... quem sou eu e outros que tais? Uns borra-botas que se não somos vigarizados por Xanana Gusmão (por lá não estarmos) somos em Portugal por  políticos e associados semelhantes em diversas circunstâncias. 

Sei que está a ser muito longa a abordagem de hoje e dos últimos dias sobre Timor aqui no Página Global. Os meus companheiros cúmplices na feitura do PG que me desculpem mas a gravidade da situação em Timor-Leste sobre este tema assim o exige - pelo menos na minha perspetiva. Por isso sentem-se e aturem mais um bocadinho de notícias e opinião sobre Timor-Leste pela negativa. Realidade que não é merecida pela vasta maioria daquele povo farto e refarto de sofrer e que dele façam gato-sapato.

A história de Xanana Gusmão, muito provavelmente, está mal contada. Daí toda esta nossa desilusão, tristeza e indignação por constatarmos que fomos embalados na criação de um "monstro" que elevámos imerecidamente a herói. Desmontar esse nosso ídolo leva tempo e dói. Mesmo quando a realidade da sua personalidade se nos mete pelos olhos dentro rejeitamos acreditar. Quando foi e é afirmado por milhares de timorenses que Xanana se entregou voluntáriamente ao ocupante indonésio e só por isso foi capturado numa casa em Díli (da família de um companheiro) com boas relações com as entidades indonésias (exército ocupante) não quisemos acreditar, não acreditamos. Ainda hoje há quem não acredite. As dúvidas vão ficar para sempre. Xanana rendeu-se à sucapa e traiu os companheiros que estavam em luta no mato... Rumores. Pois. Saber-se-á alguma vez a verdade?

Conforme este "quadro", outros há sobre Xanana. Que poderão em nada beneficiá-lo na escala inflacionada de um herói, um ídolo, um patriota, um puro, etc. O que é certo é que Xanana no começo e na sua opção de resistir ao inimigo indonésio esteve de alma e coração. Ele e muitos outros timorenses. É aí que merecem toda a nossa admiração e respeito. Depois houve os que se perderam no percurso de resistência por motivos variados e óbvios. Daí a "abafar" um país massacrado após ter sido libertado, toda a crítica e reprovação não é demais. O quero-posso-e-mando não tem lugar numa democracia de facto. Todos sabemos isso.

O ser humano é complicado. Uns mais, outros menos. Uns por isto e outros por aquilo. Aqueles que enveredam pela ambição desmedida, pelo gosto incontrolável do poder e do dinheiro... Ah, então o melhor é fugir deles ou, como no caso, reduzi-los à sua verdadeira importância, sem medos e só com o respeito que merecem. Nem mais, nem menos. Justiça. É o que se chama e é. Xanana Gusmão deve ser tratado com o respeito que merece e com justiça. Então a Justiça que trate dele se prevaricou. Se em suas ações cometeu crimes.

Tudo indica que a Justiça estava a cumprir suas obrigações ao investigar Xanana Gusmão e alguns dos seus ministros e outros. Quem tem a consciência tranquila permite à Justiça que siga o seu curso normal e não viola a separação de poderes ditada pela Constituição. Ora se Xanana Gusmão e seu séquito assim não se comportou foi por não ter a consciência tranquila. Ademais, os juízes expulsos não cabem no figurino descrito por Xanana quando os envolveu nos prejuízos relacionados com os negócios do petróleo. Por que mentiu? Manipulação. Evidentemente. Particularidade em que o PM de Timor é perito, useiro e vezeiro.

Timorenses de destaque têm vindo à liça com suas declarações. Ramos Horta diz para se pôr uma pedra sobre o assunto... Por favor, estimado Zé de antigamente, Xanana tem (deve) de ser investigado e se for o caso deve ser julgado. Estado de Direito é isso e só isso.

Mari Alkatiri afirmou que a elite política tem de se unir para se defender dos ataque a Timor-Leste. Já terá mudado de opinião perante tantas evidências declaradas por Glória Alves mais aquelas que só se não quiser Alkatiri pode tomar conhecimento? É que não se vislumbra ataque à elite política timorense mas sim a alguns que se enquadram na prática ilegítima daquilo que a Fretilin combate: KKN, corrupção, conluio e nepotismo. Por um Timor melhor e da população. Pelo combate efetivo ao enriquecimento ilícito e erradicação da fome e de outras tantas injustiças e carências que assolam a maioria dos timorenses.

A terminar a homenagem a Glória Alves e demais juízes expulsos por quererem fazer Justiça, julgando que a democracia é o regime vigente em Timor-Leste. Será útil recordar que de Timor a Portugal vai uma distância enorme (dezenas de milhares de quilómetros) mas que nem por isso Glória e os outros devem ter o sono pesado e muito menos o sono dos justos. Olho vivo. Tenham muito cuidado!

2 comentários:

Anónimo disse...

"Já terá mudado de opinião perante tantas evidências declaradas por Glória Alves"...?

Desde quando e' que esta senhora foi eleita como dona da verdade? Opps, ja cometi uma gaffe...Afinal de contas ela e' uma magistrada e todos sabem que essa classe fina e', por natureza, incapaz de dizerem mentiras. E' verdade, ja me tinha esquecido disso. Sao umas aves raras nao sao? Os dignissimos magisttados, uma raca isolada mum mundo cada vez mais corrupto.

Mas que as verdades sejam ditas, a unica coisa que ela apresentou ate agora e' mais no jeito de calunias e odio pessoal e dizer que sao todos uns corruptos e assim ditou a dona da verdade.

Evidencias? Niente!

Anónimo disse...

Em parte nenhuma essa senhora disse que "são todos uns corruptos". Por outro lado, tem de haver uma razão para a expulsão dos magistrados portugueses e não me parece que tenha sido por não fazerem nada, ou por serem coniventes com o golpe de estado que Xanana deu, ao pressionar o poder judiciário.

Mais lidas da semana