quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Angola: MPLA TRAÇA ESTRATÉGIAS ELEITORAIS



Belarmino Manje – Jornal de Angola

O “Melhoramento da vida interna e maior inserção do partido na sociedade” e “O MPLA e os desafios políticos e eleitorais” são as teses a serem analisadas e discutidas durante o V Congresso Extraordinário do partido que decorre a partir de hoje no Centro de Conferências de Belas, em Luanda.

Participam mais de mil delegados em representação de todas as províncias e da emigração. Os trabalhos decorrem até sábado sob o lema “MPLA revitalizar as estruturas para fortalecer o partido”.

O secretário do bureau político do MPLA para os Assuntos Políticos e Eleitorais, João de Almeida “Ju” Martins, justificou a escolha das teses com a importância que representam para o partido. Ju Martins esclareceu que na tese “O MPLA e os desafios políticos e eleitorais” vai ser feita a reafirmação daquilo que é o posicionamento institucional do partido face ao quadro apresentado na Constituição da República, que define uma forma de designação e de legitimação dos órgãos de soberania.

Nesta tese, acrescentou, o MPLA vai ainda tomar posição sobre os desafios eleitorais, designadamente como devem ser organizados os órgãos da administração eleitoral, como deve ser feito o registo e como o partido deve estar organizado internamente. 

“Vamos discutir a organização: as estruturas de direcção, formulação dos programas eleitorais, selecção dos candidatos às eleições gerais e a visão que o MPLA tem sobre as eleições gerais e autárquicas”, disse.

Para a discussão das teses atrás foram criadas duas comissões de trabalho do Congresso. A comissão da tese “O MPLA e os desafios políticos e eleitorais” é coordenada por Ju Martins, que é coadjuvado por Virgílio de Fontes Pereira e Bornito de Sousa. A tese do “Melhoramento da vida interna do partido e maior inserção do MPLA na sociedade” é coordenada por Manuel Nunes Júnior, que tem como coadjutores Jorge Inocêncio Dombolo e Mário António de Sequeira e Carvalho.

Existe uma comissão encarregada de analisar o Relatório do Comité Central” coordenada pelo vice-presidente do MPLA, Roberto de Almeida, que tem como coordenadores adjuntos o secretário-geral Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”, e Francisco Magalhães Paiva “Nvunda”.  Outra comissão vai analisar os “Ajustamentos Pontuais aos “Estatutos”, coordenada por Carlos Alberto Ferreira Pinto, que é coadjuvado por João Lourenço e Genoveva Lino.

Conduta do delegado

Foi igualmente elaborado um Código de Conduta do Delegado que visa uniformizar os procedimentos que devem ser observados durante o período em que decorrem as actividades relacionadas com o quinta Congresso Extraordinário.

O quinto Congresso Extraordinário do MPLA tem o início previsto para as dez horas de hoje. Depois de um minuto de silêncio em memória dos Heróis da Pátria, em particular do primeiro Presidente do partido e da República, António Agostinho Neto, a sessão de abertura compreende a entoação do Hino Nacional, a leitura do relatório da Comissão de Mandatos, uma saudação da OMA e, como ponto mais alto, o discurso de abertura, a ser proferido pelo presidente do partido, José Eduardo dos Santos.

Programa detalhado

Os convidados começam a entrar na sala às nove horas, ao mesmo tempo em que se regista um momento cultural e a projecção de slides sobre projectos de investimentos públicos em curso no país. Às 09h45 começam a dar entrada os membros da presidência do quinto Congresso Extraordinário e dez minutos depois entra o presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos.

Depois do discurso de abertura, são eleitos os órgãos internos do Congresso e é feita a apreciação e aprovação do regulamento interno, da agenda, programa e comissões de trabalho. 

Após o intervalo, previsto para as 13 horas, os c delegados reúnem-se em comissões de trabalho. O primeiro dos três dias do Congresso termina por volta das 18 horas.

Foto: Francisco Bernardo.

Leia mais em Jornal de Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana