segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

China – Hong Kong: Polícia desmantela último reduto dos protestos com 17 detidos




Hong Kong, China, 15 dez (Lusa) -- A polícia de Hong Kong desmantelou hoje o último reduto dos acampamentos do movimento pró-democracia, numa operação que terminou com 17 detidos.

A operação policial levada hoje a cabo no distrito comercial de Causeway Bay foi a terceira em menos de um mês para acabar com os acampamentos nas ruas da antiga colónia britânica.

Em Causeay Bay apenas cerca de meia centena de manifestantes resistiam no acampamento improvisado numa das ruas desde finais de setembro.

No espaço de uma hora, agentes policiais, com o apoio de gruas, desimpediram os mais de cem metros de estrada ocupados.

Tal como nas anteriores operações, foi montado um cordão na área, onde pelo menos 20 pessoas continuavam sentadas, resistindo às advertências policiais para abandonarem a via de imediato, sob pena de serem detidos.

Pelo menos 17 pessoas foram detidas, enquanto cerca de uma centena gritavam 'slogans' pelo sufrágio universal sem restrições ou condições para Hong Kong.

Entre os detidos figura o "tio Wong", um idoso que já foi detido na quinta-feira, durante a operação de despejo do principal acampamento dos manifestantes pró-democracia, no distrito financeiro de Admiralty.

"É a minha segunda detenção em menos de uma semana, farei o que for preciso para continuar a defender a democracia nesta cidade", disse à Efe Kenneth Chan, deputado do Partido Cívico, que também foi detido na quinta-feira durante a operação policial em Admiralty.

Com a operação em Causeway Bay, as autoridades de Hong Kong tentaram colocar um ponto final no movimento, apelidado de "revolução dos guarda-chuvas", sendo de esperar que, esta tarde, proceda ao desmantelamento de cerca de 20 tendas de campanha, que ainda permanecem montadas à porta do edifício do Conselho Legislativo (parlamento) da antiga colónia britânica.

Na passada quinta-feira, num destacamento sem precedentes na cidade, milhares de polícias participaram na operação em Admiralty, zona que figurou como o epicentro dos protestos iniciados no final de setembro.

Esta operação policial, que se desenrolou de forma pacífica, terminou com mais de 200 detidos.

As manifestações a favor de maiores liberdades democráticas em Hong Kong dos últimos dois meses e meio, a maioria de caráter pacífico, figuraram como o maior desafio ao Governo chinês nos últimos 25 anos, após a sangrenta repressão do movimento estudantil de Tiananmen.

DM // JPS

Sem comentários:

Mais lidas da semana