quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

GOVERNO ANGOLANO NÃO APRENDEU LIÇÕES DO PASSADO – Economista




Preço do petróleo cai abaixo dos 60 dólares o barril pondo em causa orçamento de 2015

João Marcos – Voz da América

Um destacado economista angolano acusou o governo de não ter aprendido com crises no passado correndo agora o riso de uma grave crise económica devido à queda do preço do petróleo.

O preço do petróleo esta abaixo dos 60 dólares o barril algo que poderá ser problemático para a economia angolana. O orçamento para 2015 previa o petróleo a cerca de 80 dólares o barril, já uma queda substancial em relação ao ano anterior.

O economista Carlos Rosado de Carvalho lembra que a diversificação da economia deveria ter fornecido resultados entre 2004 e 2008, o chamado quinquénio de ouro, quando o petróleo proporcionou altas taxas de crescimento.

Embora admita a existência de sinais de algum crescimento em relação a  outros sectores da economia, entre os quais a agricultura e a indústria, Carlos Rosado refere que o petróleo continua a ter um peso bastante alto.

Rosado disse que o governo continua a acreditar em planos centralizados da economia “em que a realidade se deve adaptar aos planos e não os planos à realidade”.

 Apoiado em estatísticas oficiais, salienta que nos últimos anos não houve alteração em termos de estrutura da economia angolana que continua dependente do petróleo.

Leia mais em Voz da América

Sem comentários:

Mais lidas da semana