quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

ANGOLA E SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE PRIVILEGIAM O DIÁLOGO



Kumuênho da Rosa – Jornal de Angola

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, defendeu ontem em Luanda que só através do diálogo permanente e a troca regular de informações entre governos é possível ultrapassar com sucesso os problemas e desafios comuns, quer a nível interno, quer da região em que cada um dos países está inserido.

O Chefe de Estado angolano, dirigindo-se ao primeiro-ministro de S. Tomé e Príncipe, Patrício Trovoada, no momento da abertura das conversações entre delegações dos dois países, lembrou que além de permitir passar em revista o estado da cooperação, a regularidade dos encontros permite actualizar informações sobre desafios a nível bilateral e das regiões geopolíticas que os dois países partilham.

“É importante continuarmos a concertar posições que conduzam ao fim dos conflitos na nossa região e que nos permitam realizar um combate sem tréguas à imigração ilegal, à pirataria marítima, ao tráfico ilícito de pessoas e bens, ao terrorismo e aos crimes transnacionais em geral”, defendeu o Chefe de Estado angolano, líder em exercício da Conferência Internacional para os Grandes Lagos (CIRGL). 

Para José Eduardo dos Santos só dialogando e concertando posições, entre pares, é possível consolidar a paz e a estabilidade económica tão arduamente conquistadas em ambos os países, que, deste modo, podem alargar de forma harmoniosa a cooperação, com vista ao desenvolvimento sustentável, o progresso e o bem-estar dos dois povos. O Chefe de Estado angolano considerou “excelentes” as relações com S. Tomé e Príncipe, e agradeceu a Patrício Trovoada pela escolha de Angola para sua primeira visita oficial ao exterior, desde que assumiu o cargo de primeiro-ministro. “As nossas relações assentam em laços sólidos de amizade, consanguinidade e solidariedade, nunca desmentidos ao longo da secular história comum”, disse José Eduardo dos Santos.

Patrício Trovoada expressou a gratidão pelo papel de Angola em relação ao seu país e povo e disse que a escolha para primeira visita ao exterior é o “reconhecimento do empenho pessoal do Presidente José Eduardo dos Santos e do Governo angolano na busca permanente pela estabilidade política e a melhoria do diálogo”, em S. Tomé e Príncipe. “Quero agradecer pela solidariedade permanente que tem demonstrado para com o povo santomense, quaisquer que sejam as circunstâncias e os governos”, frisou o primeiro-ministro santomense.

Marco histórico

Patrício Trovoada considerou a sua visita a Angola um marco na história das relações bilaterais, por permitir reforçar os laços de amizade e reactivar os acordos existentes. “É o inaugurar de um novo ciclo de relações económicas, baseadas no pragmatismo, na necessidade de corresponder às expectativas dos respectivos povos e na sabedoria de alavancar a história comum, as vantagens recíprocas e o posicionamento na região, que é a mais rica do continente africano”, assinalou.

Em relação à busca de solução dos conflitos na região, o primeiro-ministro felicitou Angola pela eleição para o Conselho de Segurança da ONU e disse ao Chefe de Estado angolano que pode contar com a “solidariedade político-diplomática” de S. Tomé e Príncipe nas diligências para a conquista da paz, quer nos Grandes Lagos, quer na África Central.

“Pensamos que Angola é uma voz autorizada que deu provas suficientes da sua capacidade e experiência na resolução pacífica de conflitos”, sublinhou Patrício Trovoada, antes de encorajar o povo angolano a ultrapassar, com “sabedoria e coragem”, a difícil situação económica internacional, que tem atingido de modo severo os países produtores de petróleo.

No plano multilateral, Angola e S. Tomé e Príncipe partilham assentos em organizações internacionais como as Nações Unidas (ONU), União Africana (UA), Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), Comissão do Golfo da Guiné (CGG), Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Outros momentos

Antes de ir ao Palácio da Cidade Alta, onde além de reunir-se em privado com o Presidente José Eduardo dos Santos, foi brindado com um almoço oficial, o primeiro-ministro de S. Tomé e Príncipe esteve na Praça da República, onde rendeu homenagem ao fundador da Nação angolana, Agostinho Neto. Além do Memorial de Homenagem ao Primeiro Presidente de Angola, Patrício Trovoada também visitou o Museu Nacional de História Militar, na Fortaleza de S. Miguel.

Foto: Rogério Tuti

Sem comentários:

Mais lidas da semana