quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

“O POVO É O MEU PATRÃO” - Filipe Nyusi, 4º Presidente de Moçambique



Adérito Caldeira – Verdade (mz) 

"O povo é meu patrão. O meu compromisso é de servir o povo moçambicano como meu único e exclusivo patrão" afirmou Filipe Jacinto Nyusi após tomar posse nesta quinta-feira(15) como o quarto Presidente de Moçambique, numa cerimónia formal que teve lugar na Praça da Independência na cidade de Maputo.

No seu primeiro discurso como Presidente Nyusi reafirmou o seu compromisso com a unidade nacional "assumo as minhas funções como presidente de todos os moçambicanos, disposto e disponível escutar todos os sectores da opinião pública(...) quero que o nosso Estado e os moçambicanos em geral sejam os verdadeiros donos das nossas riquezas e pontencialidades".

Sobre a sua equipa executiva Nyusi afirmou que "o Governo que irei criar será prático e pragmático (...) para resolver problemas e combater o despesismo" e garantiu que "ninguém está acima da lei e todos são iguais perante a Lei".

O recém empossado Presidente manifestou o seu pesar pelas vítimas mortais da tragédia de Chitima e deixou também palavras de conforto para as vítimas das cheias e prometeu que "não descansarei enquanto Moçambique não tiver vias de acesso transitáveis em todas época do ano".

Numa altura em que as províncias da Zambézia, Nampula, Cabo Delgado e Niassa estão às escuras o novo Chefe de Estado disse que quer "que os moçambicanos vivam num país cada vez mais iluminado".

Nyusi prometeu ainda que "a alimentação condigna não deve constituir um privilégio ela é um direitos básico dos moçambicanos" e convidou "a todo o povo moçambicano e aos partidos políticos da oposição para de forma patriótica e responsável fiscalizem o novo ciclo para o bem do país".

O 4o Presidente de Moçambique terminou o seu discurso apelando "vamos todos juntos construir um país à medida dos nossos sonhos".

Sem comentários:

Mais lidas da semana