quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Setor não petrolífero de Timor-Leste cresce 7% ao ano - Banco Mundial




Washington, 14 jan (Lusa) - A economia de Timor-Leste que não depende do petróleo vai crescer nos próximos anos, em média, 7% ao ano, de acordo com as previsões apresentadas pelo Banco Mundial, que estimam que o PIB total cresça quatro vezes mais.

No relatório sobre as Perspetivas Económicas Mundiais ('Global Economic Prospects', no original em inglês), divulgado na terça-feira à noite, os analistas do Banco Mundial dizem que "a atividade económica tem sido alicerçada na despesa pública, e a versão preliminar do Orçamento para 2015 prevê um crescimento do setor não petrolífero em torno dos 7%".

No documento, o Banco Mundial assume esta previsão, antecipando uma expansão do PIB não petrolífero de 7,1% este ano e 7% ao ano até 2017, mas salienta que os valores referem-se apenas à economia que não está ligada ao petróleo.

"O PIB total de Timor-Leste, incluindo o setor petrolífero, é mais ou menos o quádruplo da economia não petrolífera, e é altamente volátil, sensível às mudanças nos preços mundiais do petróleo e aos níveis de produção locais", lê-se no documento.

No que diz respeito a Timor-Leste, apenas é feita mais uma referência, para sinalizar que "novas descobertas de 'commodities' [bens e serviços] como no Gana, Indonésia, Laos, Mauritânia, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, e grandes investimentos no setor dos recursos (como no Azerbaijão, Camarões, Lao e Mongólia) ajudaram à evolução para a posição de país de médio rendimento".

MBA // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana